As principais lesões Ortopédicas

A ortopedia é especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento do sistema locomotor e da coluna vertebral (ossos, articulações, ligamentos, tendões e músculos). Ao abordar uma variedade de lesões e condições, a ortopedia desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Neste artigo, enumeramos as principais lesões ortopédicas e partilhamos informações essenciais sobre as principais lesões ortopédicas, com destaque para a experiência da Clínica Lambert e a sua especialização em serviços ortopédicos.

Membros Inferiores

Anca:

Coxartrose: Quando se dá o desgaste progressivo e o desaparecimento da cartilagem articular da anca, estamos perante a coxartrose ou artrose da anca. Isto porque é a cartilagem, em conjunto com uma substância chamada líquido sinovial, que impede os ossos de se esfregarem uns contra os outros e se danificarem.

Pubalgia: Também conhecida como hérnia do desportista, refere-se a um conjunto de lesões que resultam de um desequilíbrio muscular entre os grupos musculares que se inserem no púbis: músculos abdominais e aductores.

Trocanterite: É a inflamação da bursa trocantérica e/ou a inflamação dos tendões que se inserem no grande trocânter (médio e pequeno glúteo). Designada também de Síndrome Dolorosa Trocantérica, pode ter várias causas: traumatismo da face lateral da anca, contractura da banda ilio-tibial, desequilíbrios musculares, patologia articular da anca.

Saiba mais sobre a consulta da anca.

Joelho

Artrose: Denominada gonartrose, é uma patologia de evolução lenta que resulta de alterações degenerativas da cartilagem do joelho, a qual fica menor, menos espessa e, portanto, menos eficaz. Tem como principais sintomas: derrame intra-articular que leva ao inchaço do joelho, dor crónica que agrava com o movimento e acompanhada por sensação de estalidos.

Bursite: Trata-se da inflamação de uma ou mais, das 11 bursas que existem no joelho. Pessoas cuja actividade faz muito uso dos joelhos no chão – calceteiros, por exemplo – e desportistas de modalidades que impliquem a constante dobrar dos joelhos – artes marciais e voleibol, por exemplo – estão particularmente sujeitas a esta patologia. O excesso de peso e a existência de artrose são também condições propícias ao surgimento de bursites.

Quisto de Baker: É um nódulo que se forma na parte posterior do joelho devido à acumulação de líquido decorrente de derrames intra-articulares. Além de dor na zona afectada, causa também rigidez e edema, sintomas que pioram com o movimento e exercício físico. Em caso de ruptura do cisto, é necessário o recurso a cirurgia. 

Entorse: A extensão das entorses varia de acordo com o grau da lesão: ruptura completa ou parcial dos ligamentos colaterais, ou apenas estiramento. A dor manifesta-se em simultâneo nas zonas medial e lateral do joelho. A ruptura dos ligamentos cruzados pode ser de mais difícil diagnóstico pois nem sempre provoca dor intensa.

Lesão do Menisco: Manifesta-se por uma dor aguda e fina no interior do joelho ou na zona posterior do joelho quando fletido, sendo frequentemente acompanhada por inchaço, devido a derrame interno. Este, por sua vez, pode originar um quisto de Baker.  É uma lesão particularmente comum em praticantes de artes marciais mas pode derivar simplesmente da degeneração natural do menisco, a partir dos 40 anos.

Saiba mais sobre a consulta do Joelho.


Pé e Tornozelo

Esporão do Calcâneo: O esporão é uma deformidade óssea que resulta do crescimento anómalo do calcâneo, na maioria dos casos na parte de baixo do calcanhar, e que provoca uma saliência na sola do pé. Pode também ocorrer na região do tendão de aquiles, sendo contudo menos frequente. Não é visível externamente nem provoca dor por si só. No entanto, está quase sempre associado à existência de fascite plantar, que se manifesta por dores intensas no calcanhar quando se exerce pressão sobre ele, nomeadamente ao caminhar.

Neuroma de Morton
: Esta doença manifesta-se pelo surgimento de um nódulo fibroso no nervo digital plantar, mais frequentemente no espaço interdigital entre o terceiro e o quarto dedos do pé. Neste caso, a dor é sobretudo localizada na parte superior do pé, junto aos dedos e caracteriza-se por uma sensação semelhante a choques elétricos ou queimadura. Surge no decorrer da marcha e agrava-se com o aumento de atividade – caminhar ou praticar desporto – bem como com o uso de calçado anatomicamente prejudicial. 

Fascite Plantar
: A inflamação da fáscia plantar, tecido conjuntivo fibroso na parte inferior do pé, estende-se do osso do calcanhar até aos dedos. Provoca uma dor súbita e aguda, sobretudo ao pousar o pé no chão após longos períodos de repouso. Pode irradiar a outras zonas do pé e tende a diminuir com o movimento, embora também possa manifestar-se em repouso. Particularmente notória e intensa durante os primeiros passos após acordar, pode ser forte ao ponto de incapacitar a marcha. A sua evolução pode levar à vermelhidão e inchaço.

Entorse: Na prática, é uma lesão nos ligamentos do tornozelo – daí chamar-se entorse do tornozelo – e resulta, por norma, de um mau jeito vulgarmente designado por “torcer o pé”. Casos ligeiros de entorse caracterizam-se por estiramentos igualmente ligeiros; já estiramentos extensos, pequenas rupturas ou ruptura total dos ligamentos estão entre os casos mais graves. Em qualquer dos casos, é indispensável a avaliação por parte de um ortopedista, já que outras pequenas lesões podem estar camufladas pelos sintomas comuns da entorse. 

Joanete: É uma saliência óssea decorrente da deformação dos dedos dos pés, provocada em grande parte pelo uso de calçado desconfortável, de frente estreita ou bicuda, por exemplo. Atinge, portanto, maioritariamente mulheres e incide sobretudo no dedo grande do pé mas também pode acontecer no dedo mindinho. O joanete tende a piorar com o tempo, acentuando-se a deformação óssea e surgindo, assim, a dor, de intensidade variável. Por vezes, também pode existir vermelhidão e inchaço na região afetada.

Saiba mais sobre a consulta do Pé e Tornozelo.

Membros Superiores

Ombro e Cotovelo

Luxação do Ombro: A luxação do ombro ocorre quando o osso do braço se move para fora da articulação do ombro. O tratamento envolve a redução da luxação e, em alguns casos, cirurgia de reparação.

Epicondilite (Cotovelo do Tenista): A epicondilite, também conhecida como cotovelo do tenista, é uma condição dolorosa que afeta a parte externa do cotovelo. Os tratamentos incluem fisioterapia, repouso e, em alguns casos, injeções de corticóides.

Lesões SLAP: As lesões SLAP acontecem com o desgaste da  cartilagem chamada “labrum”,  a parte de dentro do ombro. Recorrentes em desportos com movimentos repetitivos, em quedas ou acidentes de carro, e,  claro, com o avançar da idade (pessoas com mais de 40 anos são mais propensas a sofrer com esta lesão). Quando não se recupera bem desta maleita, pode-se instalar uma dor crónica que retira qualidade à vida da pessoa afetada.

Saiba mais sobre a consulta do Pé e Tornozelo.



Mão e Punho

Síndrome do Túnel do Carpo ou Síndrome do Canal Cárpico: A síndrome do túnel do carpo ou síndrome do canal cárpico é uma condição que afeta a mão e o pulso, causando dormência e fraqueza. O tratamento pode envolver fisioterapia, uso de órteses ou, em casos graves, cirurgia de liberação do túnel do carpo.

Rizartrose: A rizartrose é uma patologia muito comum, afetando especialmente mulheres em pós-menopausa. Ocorre sobretudo através do desgaste da cartilagem articular, sendo o sintoma mais comum a dor localizada na base do polegar, perto do punho.

Dedo em gatilho: A lesão de dedo em gatilho é mais frequente em diabéticos e pessoas com artrite reumatoide. Ocorre sobretudo através de um processo inflamatório que aprisiona o tendão quando este desliza para dobrar o dedo, acabando o dedo por ressaltar, ou ficar imobilizado o que provoca dor na mão.

Tendinite de DeQuervain: A tendinite de DeQuervain afeta geralmente adultos e, principalmente, mulheres, sendo frequente no final da gravidez e no pós-parto. Ocorre com uma inflamação no túnel dos tendões, dando queixas na base do polegar.

Saiba mais sobre a consulta do Mão e Punho.

Coluna Vertebral

Hérnias Discais: As hérnias discais são mais frequentes na região cervical ou lombar da coluna e podem causar dor intensa, especialmente na forma ciática. O tratamento pode variar de fisioterapia a cirurgia de descompressão.

Espondilopatia: A espondilopatia refere-se a várias condições que afetam as vértebras. O tratamento depende da causa específica, mas pode incluir fisioterapia, medicação e, em alguns casos, cirurgia.

Instabilidade da Coluna: A instabilidade da coluna é uma condição na qual as articulações entre as vértebras são afetadas. O tratamento visa estabilizar a coluna e pode incluir fisioterapia, órteses ou cirurgia.

Saiba mais sobre a consulta da Coluna Vertebral.

Em resumo, a ortopedia desempenha um papel fundamental na restauração da saúde musculoesquelética. Se conhece alguém que tenha uma lesão ortopédica, é fundamental que procure a ajuda de um profissional de saúde especializado. Com o tratamento adequado e a orientação de especialistas, muitos pacientes conseguem recuperar qualidade de vida e retomar as suas atividades diárias. 

Pode contar com a equipa especializada da Clínica Lambert. Para além das consultas de sub-especialidade ortopédica, poderá também contar com um serviço de atendimento permanente de ortopedia, traumatologia e medicina dentária, disponível todos os dias da semana, das 8 da manhã até às 22.
Saiba mais em: +315 217 582 336 ou envie um email: geral@clinicalambert.pt

Call Now Button