4 sinais de lesão que passam despercebidos no pós-treino.

As lesões podem acontecer em qualquer momento. Desde um deslize no andar a um movimento mal ponderado, nunca se está totalmente a salvo de acidentes que podem prejudicar o nosso bem-estar físico. Contudo, uma das formas de evitar uma lesão é, durante a atividade desportiva, não ir além dos nossos limites. Neste artigo, a Clínica Lambert vai falar um pouco dos sintomas que passam despercebidos depois de uma sessão de treino mais intensa, os seus sintomas e o que fazer.

Os sinais de lesões por vezes passam despercebidos, pois são semelhantes às reações do pós-treino. Por exemplo, reações como  inchaço e  rigidez dos podem até ser observáveis a olho nu, no entanto, as dores, como são um reação “normal”,  não lhes é prestada a atenção devida. 

1) Dores musculares 

Depois de um treino, principalmente se tiver passado algum tempo sem o fazer, é normal que o corpo se ressinta. Porém, quando o levamos a um extremo, o resultado pode ser uma situação grave de saúde. 

Se as dores forem desconfortáveis, se mantiverem durantes longos períodos de tempo ou mesmo se piorarem é importante visitar o seu espaço de saúde de eleição, de modo a compreender o que está a acontecer. 

2) Articulações mais sensíveis do que é habitual.

As articulações são onde os ossos se encontram. São elas que permitem ao corpo humano correr, saltar e sentar. Por isso, uma lesão nesta área pode prejudicar a qualidade de vida de qualquer pessoa, já que dificulta movimentos tão simples como: agarrar em objetos, levantar o corpo ou até rigidez nestas estruturas. 

Porém, para além do exercício, as dores na articulação podem também ser resultado de passar muito tempo sentado, excesso de peso ou simplesmente fazer o mesmo movimento repetidamente. 

Por isso, são mais habituais em desportos como o ténis, ou o volley, que obrigam a uma repetição intensa de ações. Na clínica Lambert já escrevemos um pouco sobre estas doenças, como o “cotovelo de ténis” que é responsável por uma tendinite no ombro, que pode ser dolorosa 

3) Sensação de dormência

Como se uma agulha estivesse em contacto direto com a pele, a dormência nos músculos no pós-treino,  são sentidas nas extremidades do corpo como os dedos ou os pés. Se a sentir em conjunto com outros sintomas é necessário acompanhamento médico imediato já que um nervo ou músculo pode ter sido danificado. 

Os sintomas a ter em atenção: 

  1. Falta de força no músculo afetado. 
  2. Dificuldades a andar. 
  3. Estado de confusão profundo. 
  4. Perda de sentidos. 

4) Dores na Tíbia 

Esta é uma lesão frequente em pessoas que fazem desportos que envolvem correr. São o resultado de um esforço excessivo durante a passada, principalmente se o corredor aumentar a velocidade demasiado cedo ou se o fizer em terrenos que não são os melhores para o efeito, como estradas de alcatrão. 

Apesar de serem normais, se não forem observadas, podem resultar numa lesão incapacitante como uma fratura da tíbia. As dores, podem ser tratadas em casa com descanso, porém, uma lesão mais grave precisa de acompanhamento médico especializado. 

Como diagnosticar lesões no Pós-Treino. 

Se sentir que o seu corpo está a avisá-lo que algo está mal, oiça-o e vá ao seu médico ortopédico  de confiança. Aqui, após uma exposição dos sintomas que está a sentir, o especialista fará um exame físico de modo a observar algum sinal externo de lesão. Ou seja, procurar nas diferentes articulações e músculos sinais de hematomas, deformidades ou inchaço. Se necessário, pode recorrer a exames para perceber em que estado estão os seus reflexos, força e a facilidade de movimento. 

Podem também ser necessários exames de imagiologia. Por exemplo, os raios-x são importantes para ver se algum osso está partido, ou fora do local. Porém, se o médico considerar que algum tendão ou ligamento possam estar danificados, será preciso recorrer a uma ressonância magnética. 

O tratamento. 

Este passará sempre por compreender quão grave é a lesão. No entanto, é importante manter o descanso, já que este é essencial para qualquer recuperação. Outros tratamentos podem passar por: 

1) Medicação anti-inflamatória e analgésica.

2) Gelo ou calor na zona afectada.

3) Fisioterapia.

A fisioterapia é uma disciplina da medicina fundamental para as pessoas que sofrem com lesões ortopédicas. Na Clínica Lambert pode contar com profissionais da área de excelência e um piso totalmente dedicado a esta prática. 

O que fazer em caso de lesão? 

Seja uma lesão que está escondida em sintomas leves ou em casos de urgência, a Clínica Lambert está disponível para qualquer situação ortopédica. Em caso de lesão desportiva, contamos com a ajuda do médico especialista em medicina desportiva, o Dr. Miguel Cardoso, que está pronto para apoiar no que for necessário. 

Venha conhecer-nos!

Call Now Button