O que é a osteoporose?

A osteoporose é uma doença crónica que afeta milhares de pessoas. Silenciosa, esconde-se em sintomas que consideramos banais ou normais e por isso é importante fazer o acompanhamento da sua saúde óssea com regularidade. Neste artigo, vamos descobrir mais  sobre esta condição, as suas causas e, por fim, como prevenir e evitá-la. Continue desse lado pela saúde dos seus ossos.

Com o avançar dos anos, é normal que os ossos fiquem mais fracos. Contudo, a osteoporose é uma condição que enfraquece e diminui a densidade óssea, tornando-os frágeis e aumentado a probabilidade de fratura. Como se desenvolve lentamente ao longo dos anos, é normal só ser diagnosticado quando os pacientes partem algum dos ossos do seu corpo, como a bacia, o pulso ou mesmo as vértebras. 

Aliás, esta condição deixa os ossos tão debilitados que as fraturas referidas em cima não têm de seguir-se a uma queda aparatosa, como se poderia imaginar. Um simples espirro pode levar à quebra de uma das vértebras. Contudo, já que nem todas as pessoas têm osteoporose, o importante é prevenir esta doença, principalmente se fizer parte dos perfis mais afetados. 

Perfil das pessoas que sofrem de osteoporose. 

Todas as pessoas podem sofrer de osteoporose. Nos mais jovens está relacionado com doenças que possam ter ou condições como a situação de pré menopausa.
Nos mais velhos, principalmente quem tem acima de 50 anos, esta é uma doença comum devido ao processo de envelhecimento, principalmente em mulheres, já em fase pós menopausa, pois os níveis de estrogénio ficam em baixo.

Esta hormona, que é importante para manter a densidade óssea, ao decrescer com o aumento da idade, faz com que os ossos percam a força que antes tinham. 

Já nos homens, talvez por ser mais raro terem osteoporose, a sua causa é ainda desconhecida. Contudo, pensa-se também que seja uma hormona sexual que danifica a saúde dos ossos: a testosterona. Apesar de continuarem a produzir ao longo da vida, ao envelhecer a produção diminui, o que pode tornar os ossos frágeis e levar a um maior risco de osteoporose. 

Outros factores de risco incluem: 

1) Familiar próximo que também tem a doença.

2) Medicação que afeta a densidade óssea. Por exemplo, os comprimidos anti estrogénio que muitas mulheres tomam depois de ter cancro da mama.

3) Distúrbios alimentares como bulimia ou anorexia.

4) Ter um nível de massa corporal baixo.

5) Fumar.

Por que razão o tabaco prejudica os ossos? 

A nicotina e as toxinas lançadas pelo tabaco diminuem a criação de hormonas responsáveis pelo crescimento dos ossos, as osteoblastos. Mas também: 

1) Reduzem o fluxo de sangue para estas estruturas.

2) Diminuem a capacidade do corpo absorver cálcio.

3) Danificam a capacidade de produção de estrogénio em mulheres.

Se precisar de ajuda a largar este vício nocivo, saiba que pode contar com a Clínica Lambert. Temos uma consulta dedicada por completo a esta situação. O Dr. Vitor Veríssimo está pronto para ajudar neste processo, seja qual for a situação. 

Sintomas. 

Nos estágios iniciais da osteoporose, esta tende a ser assintomática. No entanto, muitas pessoas, por terem os ossos mais debilitados, ganham um formato curvado no andar, semelhante a uma corcunda. 

Male chiropractor, physiotherapist or osteopathy specialist examining a female patient with scoliosis or back ache. Physiotherapy, modern orthopaedic therapy, scoliosis treatment concept

Outros sintomas são: 

1) Perda de peso.

2) Dores nas costas, por ter uma vértebra fraturada.

3) Ossos que se partem mais facilmente do que esperado, como vimos em cima.

Diagnóstico. 

O diagnóstico é feito em fases. Porque esta é uma doença que se esconde em várias outras, é necessário primeiro recorrer a análises de modo a compreender se nada mais está a afetar a sua densidade óssea. 

Contudo, se estas vierem negativas, é necessário realizar um exame de imagiologia chamado: densitometria óssea. Este utiliza uma versão reduzida da tecnologia de um simples raio-x. Daqui faz-se a comparação entre a sua qualidade óssea e aquilo que é considerado saudável consoante a idade.  

Tratamento 

Apesar desta ser uma doença crónica, há tratamentos a partir de suplementos que mitigam os danos da condição e até melhorar a força dos ossos como: 

  • Vitamina D
  • Cálcio 
  • Bifosfonatos

Prevenção.

Ninguém pode parar o processo de envelhecimento. Principalmente, se tiver antecedentes genéticos da doença. Contudo, há formas de aceitar de forma saudável e prevenir os efeitos menos confortáveis para o corpo. 

O exercício, por exemplo, é excelente para promover a saúde dos seus ossos e melhorar a sua resistência. Assim, ao longo da vida, vai ser mais fácil manter a sua saúde óssea, ganhando a liberdade de a viver de forma preenchida. 

O que fazer em caso de osteoporose?  

Apesar de tudo, a osteoporose é uma condição que pode ser acompanhada ao longo dos tempos e, com a ajuda certa, minimizando os sintomas. Na Clínica Lambert, conte com os melhores profissionais da área que estão consigo ao longo deste processo. Trabalhamos em rede e em equipa para que todas as pessoas tenham a oportunidade de recuperar. 

Call Now Button