Descubra quais são as lesões ortopédicas mais frequentes do inverno.

No inverno, as superfícies estão mais escorregadias devido à chuva e é por isso importante ter atenção redobrada para evitar situações desconfortáveis que possam colocar em causa o seu bem-estar. Desta forma, a Clínica Lambert escreveu este artigo de modo a ajudar os nossos pacientes a evitar comportamentos de risco e aproveitarem o tempo frio em segurança.

As lesões mais comuns durante o inverno estão relacionadas com as condições climatéricas. Esta estação, embora que em Portugal não seja habitual temperaturas negativas extremas como em outros locais do planeta em que neva em grande parte do território, continua ser uma época em que é necessária cautela. Vamos então conhecer as queixas mais frequentes dos nossos pacientes: 

1) Dores nas articulações.

Não sendo uma lesão, é uma forma de desconforto para várias pessoas em todo o mundo, especialmente em Portugal. Apesar do nosso tempo ameno, muitas casas são frias, graças ao fraco aquecimento das mesmas e até à qualidade da construção, levando muitas pessoas a sofrerem dentro dos seus lares. Esta situação pode piorar em casos de osteoporose e outras doenças semelhantes.

As razões para estas dores continuam a ser um mistério, porém estima-se que esteja relacionado com as seguintes situações:

  • A pressão atmosférica nas articulações diminui durante o inverno, levando a que os tecidos moles à volta desta se expandam, irritando os nervos e causando dor
  • O líquido sinovial que está presente nas articulações fica rijo em climas frios, resultando em menor lubrificação, causando dor ao mover-se.
  • A mente também tem impacto na sua saúde física e, por isso, com a temperatura baixa e os dias mais curtos e escuros, o seu humor pode sair prejudicado, resultando numa diminuição dos níveis de tolerância à dor.
  • Como há menor movimentação durante a época de inverno, as articulações contraem-se, piorando as dores de quem já tem condições pré-existentes.

2) Lesões resultantes de quedas.

Caminhar é importante para a sua saúde, mas é preciso ter cuidados redobrados ao fazê-lo no inverno. No mais idosos, por exemplo, as quedas são os acidentes mais frequentes nesta fase da vida e resultam muitas vezes em fraturas, lesões em tecidos moles ou mesmo traumas ortopédicos.

Por isso, se tiver de sair, evite fazê-lo nas horas de chuva. O pavimento fica escorregadio e, ainda por mais, a calçada portuguesa é traiçoeira. Se possível, adquira sapatos com tecnologia antiderrapante, de modo a manter a segurança e evitar lesões como:

3) Lesões nas costas.

Apesar de poderem acontecer a qualquer lugar e a todas as pessoas, no inverno estas situações tendem a aumentar devido ao clima e ao chão molhado. O que pode levar a lesão tão variadas como:

Dependendo da gravidade dos sintomas, estes podem desaparecer com algum descanso. Todavia, em lesões graves, como fraturas nesta área, a recuperação precisa de atenção médica urgente. Se cair e não se conseguir levantar com dores na zona das costas, tente pedir ajuda de imediato.

4) Lesões na zona do braço e das mãos.

Quando caímos há a tendência de tentar aparar a queda com os nossos braços ou mãos. No entanto, tal pode colocar o paciente em perigo de  lesões graves nessa área. Desta forma, a queda pode provocar  um simples raspão na pele, ou fraturas em que é necessário acompanhamento médico especializado e imediato. 

Para evitar que tal aconteça é importante tentar manter o equilíbrio em todos os momentos. Ou seja, andar devagar e, se possível, sem as mãos nos bolsos. Assim terá melhor controle sobre o seu corpo.

5) Lesões na cabeça.

Estes traumas cranianos são muitas vezes o resultado claro de quedas. Até a mais simples lesão nesta área pode ser uma emergência médica. Por exemplo, as contusões, que são responsáveis pelos sintomas de inchaço, sangramento e até perda de consciência, após alguém cair, pedem um acompanhamento rápido e sério, de modo a evitar problemas de maior para a sua saúde.

Embora que nas menos graves se possa ultrapassar com o simples descanso, depois de precaver que está tudo bem com o paciente, quanto maior a gravidade, maior o apoio necessário. Porque este tipo de situações não se podem diagnosticar só a partir dos sintomas apresentados – sendo necessários exames específicos. Ou seja, deve sempre visitar o seu médico depois de uma queda aparatosa em que tenha atingido a cabeça de alguma forma. 

Quando visitar o seu espaço de saúde de confiança?

Logo após alguma situação que o deixe desconfortável. As quedas, como foi explicado neste artigo, são uma das causas mais frequentes para lesões no inverno. Desta forma, têm a capacidade de causar dano significativo em si ou em ente-queridos vulneráveis.

Assim sendo, na Clínica Lambert sabe que conta com o nosso apoio, seja qual for a situação e por muito frio que esteja lá fora. Temos um serviço de atendimento permanente, pensado para estes tipos de casos. Nunca se sabe quando o azar espreita, e nos dias chuvosos de inverno ele está sempre ao virar da esquina.

Desta forma, este serviço está aberto todos os dias, das 8 às 22. Antes de se deslocar até ao nosso espaço de saúde, ligue para o 217 582 336 de modo a fazer a triagem. Assim, quando chegar terá a melhor equipa à sua espera.  

Call Now Button