Saiba como a Osteopatia pode apoiar a qualidade de sono.

O sono é fundamental para a sua saúde, por isso, devemos promover a qualidade do mesmo. Para as pessoas que sofrem com insónias, a Clínica Lambert escreveu este artigo para ajudar a esclarecer como a consulta de Osteopatia pode ajudar. Leia até ao fim, para descobrir! 

A osteopatia pode ser uma parceira importante na luta contra a insónia. Não conseguir ter um sono de qualidade é um fator de risco para a sua saúde. Por isso, é essencial procurar ajuda. 

O que é a Osteopatia? 

A Osteopatia é uma prática que se foca na saúde dos pacientes como um seu todo. Assim, procura detetar e prevenir o problema que afeta o bem-estar do utente, através de um sistema de tratamento conhecido como medicina manipulativa osteopática. Ou seja, estes profissionais procuram restaurar a capacidade de cura e equilíbrio do corpo através de tratamentos manuais e naturais, 

Deste modo, a partir da terapia manual, os profissionais de osteopatia esforçam-se para: 

  • Melhorar a mobilidade das articulações; 
  • Reduzir as dores musculares;
  • Promover a circulação de sangue; 
  • Restabelecer as defesas do organismo. 

Qual é a importância do sono no bom funcionamento do corpo? 

Apesar de não existirem certezas na comunidade científica sobre todas as funções do sono, este é o processo pelo qual o organismo recupera e se prepara para mais um dia. Assim sendo, a disposição de uma pessoa está diretamente ligada à qualidade do mesmo. Nas crianças, por exemplo, é um momento com dupla importância, já que este é fundamental para o seu normal desenvolvimento e crescimento. 

Portanto, períodos prolongados sem sono, levam à deterioração da capacidade de normal funcionamento. Isto pode ser um risco, já que todas as capacidades motoras são afetadas e, até, a atividade cerebral é prejudicada. 

Além disso, a falta de sono também pode levar a: 

  • Problemas cardiovasculares; 
  • Dificuldades respiratórias; 
  • Disrupções hormonais; 
  • Desregulação do metabolismo. 

Como se define uma insónia? 

As insónias são a condição que mais afeta as pessoas com dificuldades em dormir. Ao contrário do que é afirmado, esta situação tem várias facetas. Apesar de poder significar uma noite em branco, também se caracteriza pela dificuldade em iniciar o sono, dificuldade em mantê-lo, terminá-lo demasiado cedo ou ter um sono não restaurador ou de má qualidade.

Porque o corpo não consegue ter um processo de repouso completo, o organismo manifesta-se. Estas podem ser, como já foi referido em cima, dificuldades motoras ou de concentração ou mesmo dores musculares ou cefaleias (as conhecidas dores de cabeça). 

Mas por que razão é, por vezes, tão difícil dormir? 

O sono, e a qualidade do mesmo, são o efeito da ação da rede de neurónios do cérebro, que regulam quando se deve estar acordado e qual o melhor momento para dormir. Tendencialmente, estes estão ligados ao ciclo de 24 horas, como se de um relógio natural se tratasse. Por isso, se algo desregula este equilíbrio, como uma lesão muscular ou ortopédica, pode prejudicar o sono. 

O que é o ciclo de sono? 

O cérebro nunca pára, mas descansa. Deste modo, enquanto uma pessoa dorme, o órgão responsável pela imaginação, em conjunto com o resto do corpo, coordena as diferentes fases do sono, que se podem repetir de 4 a 6 vezes por noite. Este divide-se em: 

  • Sono Não-Rem. 

Tem a maior duração e surge primeiro, na noite, é constituído por 3 fases:

  1. Fase 1

Princípio sonolento, em que se começa a transição para o sono profundo. 

  1. Fase 2

Aqui, o corpo começa a entrar num estado de descanso profundo: a temperatura corporal desce, os músculos relaxam e tanto a respiração como o batimento cardíaco também diminuem. 

  1. Fase 3

Momento de sono profundo. 

  • Sono Rem.

O ritmo respiratório começa a acelerar e os olhos a fazer movimentos rápidos, enquanto muitos músculos ficam paralisados e a actividade cerebral passa a ser intensa.

Como pode a Osteopatia apoiar um ciclo de sono reparador? 

Como descrito anteriormente, as insónias têm o seu epicentro na desregulação das funções neuronais, no sistema nervoso central. Desta forma, a Osteopatia potencia o equilíbrio e a harmonia através de técnicas como: 

  • Terapia dos Tecidos Moles. 

Utilizada para avaliar as condições dos tecidos, de modo a libertar as possíveis restrições e, assim, levar a que os fluidos do corpo corram naturalmente. Desta forma, promove o bom funcionamento do sistema imunitário, impulsionando o equilíbrio do sistema nervoso. 

  • Técnicas de impulso.  

Promove a normalização articular, a partir de impulsos rápidos, fazendo com que as áreas afetas retornem à sua função. Assim sendo, possibilita a redução de dores musculares, permitindo um sono calmo. 

  • Técnicas músculo-energéticas. 

Foco em libertar tensão e em aumentar o normal funcionamento da mobilidade, a partir da contração da área afetada e de maior alongamento das fibras musculares. 

  • Manipulação Visceral

É uma técnica que trabalha as áreas viscerais, ou seja, os órgãos. Com movimentos definidos, procura normalizar a função corporal, ao mover a fáscia que os envolve, de modo a melhorar o fluxo do mesmo. 

  •  Técnica Sacro-Craniana

Esta prática promove o repouso das tensões nas três camadas que revestem o cérebro, através da terapia manual aplicada em diferentes áreas do crânio. 

O que fazer em caso de dificuldade em dormir? 

Caso tenha uma lesão ortopédica que esteja a impedir a tão necessária noite de qualidade, saiba que pode contar com a Clínica Lambert. Temos uma equipa que trabalha em rede, com um corpo clínico de excelência e restante equipa multidisciplinar para acompanhar, da melhor forma, a sua recuperação.

Se procura uma consulta de Osteopatia, estará nas boas mãos do Osteopata João Martins. Com uma licenciatura na disciplina e, ainda, com duas formações pós-graduadas robustas em Osteopatia no Desporto e Neuro-desenvolvimento em Pediatria, vai ter o auxílio adequado por parte deste profissional da saúde. 

Saiba mais sobre esta consulta, enviando um email para: geral@clinicalambert.pt ou ligue para o 217 582 336 (chamada para a rede fixa nacional)

Call Now Button