Descubra como a fisioterapia pode acelerar a sua recuperação.

Recuperar de uma lesão ortopédica pode ser um processo longo, principalmente se sofrer com uma doença que progressivamente ataca a saúde e vitalidade dos ossos, prejudicando a qualidade de vida. Desta forma, a Clínica Lambert escreveu este artigo para o ajudar a compreender como a fisioterapia pode ser um instrumento clínico para fomentar uma reabilitação célere. Continue a ler para saber mais!

O que é a fisioterapia?

A fisioterapia é uma prática paramédica que, de uma forma eficaz,  promove a recuperação de lesões e doenças ortopédicas e ajuda as pessoas a prevenir, gerir, reduzir ou eliminar a dor e sintomas associados a problemas músculo-esqueléticos. Deste modo, este serviço, prestado por profissionais especializados, deve ser prescrito em situações em que, por lesão ou doença, a função e o movimento são afetados.

Além disso, esta prática é um trabalho constante de equipa que une utentes, fisioterapeutas e corpo clínico num processo de reabilitação pensado e executado em comum, de forma a potenciar uma recuperação rápida e adequada às necessidades do paciente.

Quais são as técnicas mais utilizadas nesta prática?

Terapia manual:

A terapia manual é uma abordagem que, a partir de massagens, alongamentos e outras formas de manipulação corporal, tem como fim restabelecer os movimentos e funções fisiológicas de pacientes ortopédicos.

Desta forma, procura compreender as alterações no movimento provocadas pela situação clínica apresentada, de modo a identificar quais os conhecimentos que melhor se adaptam ao caso.

Cinesioterapia:

Essencial na recuperação de traumas ortopédicos, esta prática promove a recuperação da função dos sistemas músculo-esqueléticos a partir de exercícios específicos. Assim, potencia a prevenção de futuras lesões ao optimizar a força muscular e, consequentemente, a mobilidade, a flexibilidade e o equilíbrio. Portanto, é aconselhada quando os pacientes necessitem de reaprender movimentos, de modo a retomar a sua independência no dia-a-dia.

Mecanoterapia

A mecanoterapia usa o conhecimento tecnológico, apoiando os utentes na recuperação, com aparelhos mecânicos como o dinamometro isocinético ou a passadeira anti-gravítica ALTER G. Melhorando, portanto, a recapacitação dos pacientes aquando de uma lesão que lhes retirou autonomia.

Os benefícios da fisioterapia em lesões ortopédicas.

1. Tratamento personalizado

Cada paciente é diferente, por isso, cada plano de tratamento deve seguir as características únicas do caso clínico. Por isso, a equipa de fisioterapia deve garantir que as necessidades dos utentes estão asseguradas, promovendo uma recuperação adaptada e, assim, mais rápida.

1.  Alívio de dor:

A dor é uma sensação complexa, pois envolve vários processos fisiológicos diferentes, sendo o mais habitual a inflamação. Contudo, a fisioterapia pode ser uma ferramenta eficaz para combater as causas deste fenómeno, usando técnicas que respondam às necessidades do paciente.

Deste modo, a inflamação é uma resposta do corpo a uma lesão, levando muitas vezes a uma sensação de dor. Existem diferentes técnicas usadas nesta prática, como a terapia manual, que podem ajudar a reduzir esta situação ao aumentar a circulação sanguínea para a zona afetada.

Além disso, a fisioterapia também pode ajudar a combater a dor, melhorando a postura, a mobilidade articular e a força muscular.

1.  Melhoria da mobilidade:

Muitos dos pacientes que procuram os serviços da Clínica Lambert viram a sua mobilidade e autonomia reduzida, devido a uma lesão ou doença degenerativa ortopédica. Desta forma, a prática de fisioterapia pode ajudar a recuperar a independência e bem estar físico de quem segue planos de tratamento que incorporem esta prática.

Assim sendo, o fisioterapeuta pode desenvolver um plano de exercícios que, não só, promova o desenvolvimento muscular, como também apoiar os pacientes que têm de se familiarizar com a utilização de equipamento de apoio à mobilidade, como canadianas ou bengala.

1.  Aumento a força corporal:

Os pacientes mais enfraquecidos por doenças ou lesões, podem ter dificuldades em acompanhar os exercícios adequados à sua recuperação. Por isso, com práticas baseadas nos próprios movimentos ou com equipamento mecânico, a fisioterapia prepara os músculos dos utentes, para que estes consigam suster o peso do próprio corpo, melhorando a postura, a segurança e combatendo a degradação natural das estruturas ósseas ao longo da vida.

1.  Melhorar o equilíbrio, evitando quedas.

O equilíbrio é o que permite aos pacientes, além da força, manterem o suporte do corpo em todos os momentos. Por isso, é um dos principais elementos para evitar quedas que possam deteriorar ainda mais a saúde ortopédica de quem procura os serviços de fisioterapia.

Algumas causas da falta de equilíbrio são:

• Falta de força muscular.
  • Rigidez das articulações, que prejudicam a mobilidade.

Deste modo, nas sessões de fisioterapia, o profissional desta área pode promover exercícios que promovam tanto o equilíbrio estático como o dinâmico, consoante a necessidade dos pacientes.

O primeiro refere-se aos momentos em que o corpo não se movimenta. Por exemplo, quando uma pessoa está sentada ou parada num lugar. Já o segundo, tal como o nome indica, é quando o corpo está em movimento. Assim sendo, como o equilíbrio é um sistema complexo, as equipas que acompanham a sua recuperação podem sugerir exercícios que ensinem aos utentes a reagir da melhor forma a uma queda, promovendo a segurança.

De que modo a Clínica Lambert pode ajudar os seus pacientes a ter uma recuperação mais rápida?

Em suma, a fisioterapia é um serviço central na Clínica Lambert. Isto porque  é essencial na recuperação dos pacientes ao desenvolver, manter e restaurar a função e o movimento, com tratamentos pensados em rede, de modo a promover o bem-estar físico, psicológico e social.

Por isso, o primeiro piso do nosso edifício é dedicado por completo a esta prática. Além de profissionais de excelência, contamos também com equipamentos tecnológicos topo de gama que permitem uma atuação mais abrangente e eficaz das práticas acima enunciadas.

Logo, apesar das lesões ortopédicas poderem ser desafiadoras, a fisioterapia pode ajudar os pacientes a recuperar mais rapidamente. Com benefícios como o alívio da dor, melhoria da mobilidade e fortalecimento muscular, esta é a prática que ajuda os utentes a prepararem a sua reabilitação.

Saiba mais sobre o nosso serviço de fisioterapia em: https://clinicalambert.pt/fisioterapia/