O que é dor ciática? Sintomas, tratamento e prevenção.

Certamente já ouviu falar ou até já sofreu com a tão conhecida Ciática. Contudo, apesar do desconforto que possa ter sentido, esta condição não é uma doença. Na realidade, é um sintoma de um problema subjacente. Para ajudar os nossos utentes que possam sofrer com esta situação, escrevemos um artigo para ajudar a compreender melhor esta manifestação tão comum.

A Ciática tem acompanhado a humanidade ao longo dos tempos. Aliás, este nome vem da Grécia Antiga e significa dor nas costas ou nas pernas. Até Hipócrates, um dos primeiros grandes mestres da medicina, fez referências a este sintoma, sugerindo que era habitual em pessoas entre os 40 e os 60 anos. 

Hoje, este termo é utilizado para nomear a inflamação do nervo ciático, que provoca dores, dormência ou formigueiros na região lombar, prejudicando o bem-estar e qualidade de vida dos utentes. 

Mas o que é um nervo?

Os nervos são um dos elementos mais importantes do corpo humano. Estas estruturas servem como cabos de transmissão entre o corpo e o cérebro, promovendo a comunicação permanente dos componentes que compõem o organismo. Desta forma, são responsáveis pelos movimentos e pelas funções essenciais ao funcionamento do corpo, sendo uma das bases do sistema nervoso. 

Assim sendo, existem 2 tipos de nervos. 

Nervos sensoriais: Conduzem os sentidos até ao cérebro, como o toque, o cheiro e a visão, para que este os possa compreender e descodificar. 

Nervos motores: responsáveis por garantir os músculos recebem as ordens do cérebro, para que se movam normalmente. 

Já o sistema nervoso, divide-se em: 

O sistema nervoso periférico:  a rede de nervos que transmitem sinais do corpo para a medula espinhal, que é parte do sistema nervoso central.

O sistema nervoso central:  interpreta e recebe os sinais enviados pelo sistema nervoso periférico e determinam o normal funcionamento de todos os momentos.

O que é o nervo Ciático? 

O nervo ciático é responsável pela capacidade do corpo humano se movimentar e sustentar o seu próprio peso. Este tem a dupla função de movimento e sensorial, pois além de receber as indicações do cérebro, também lhe envia informações. 

O que causa dor ciática? 

Tendencialmente, a causa mais comum de dor ciática é compressão do nervo, devido a: 

  • Hérnia Discal; 
  • Doenças degenerativas, como osteoporose; 
  • Pressão excessiva na coluna;  normal em pessoas que fazem desporto como corrida. 
  • Espondilolistese. 

Fatores de risco:  

Idosos: com o passar dos anos, os ossos perdem densidade e, por isso, mais suscetíveis a lesões. 

Obesidade: devido à pressão na coluna, o excesso de peso pode potenciar o risco de sofrer com esta situação. 

Profissões de grande-intensidade física: um emprego que obrigue a levantar cargas pesadas pode levar a lesões e a deterioração das estruturas ósseas pelas quais o nervo ciático passa. 

Sedentarismo: passar muito tempo sentado, com uma postura menos correta, leva a uma maior pressão sobre as articulações da região lombar. 

Diabetes: esta doença aumenta a probabilidade de lesões nos nervos que se encontram pelo corpo e, por isso, é natural que estes pacientes sintam frequentemente os sintomas desta condição.

Fumar: o ingrediente ativo no tabaco, a nicotina, pode danificar a medula espinhal, enfraquecer os ossos e potencializar a deterioração das articulações ao longo dos anos. 

O diagnóstico de dor ciática 

De modo a compreender o que está a causar esta dor, o médico especialista tem de primeiro conhecer os antecedentes médicos do paciente e o seu historial clínico, de modo a identificar se este se encontra numa das situações de risco referidas acima. 

Depois, avança para um exame físico no qual pode ser necessário o modo como o utente anda, analisando como a coluna suporta o peso do corpo. Além disso, pode também ser realizado um teste em que o doente, deitado, levanta lentamente uma das pernas, até sentir dor. O chamado Sinal de Lasègue, que tem como objetivo determinar quais os nervos afetados e perceber se existe a possibilidade de um disco herniado. 

Se tal não for suficiente para compreender o que está a causar dor ciática, podem ser necessários exames de imagiologia, como: 

  • Raio-X; 
  • Ressonância Magnética; 
  • TAC; 

Prognóstico

Este sintoma, principalmente em pessoas mais jovens, sem doenças degenerativas associadas, tendem a desaparecer entre 4 a 12 semanas. Contudo, nos casos em que há condições subjacentes graves pode demorar mais e é importante procurar ajuda médica. 

Tratamento:

  • Medicação: como anti-inflamatórios como ibuprofeno. 
  • Termoterapia no local afetado. 
  • Manter a atividade, já que ajuda a combater a inflamação, como pequenas caminhas e, se necessário, fisioterapia. 

Há necessidade de cirurgia?
Raramente é necessária cirurgia para a dor ciática. Este tipo de procedimentos são reservados para casos graves, em que nenhuma das opções anteriores resultou. 

Como prevenir dor ciática? 

Fazer exercício com regularidade: A atividade física é a melhor forma de promover a saúde do seu corpo ao longo dos anos, tornando-o mais resistente às doenças naturais da idade. 

Manter uma postura corporal adequada:  manter os ossos e articulações alinhados diminuiu a pressão que estas estruturas sofrem diariamente, promovendo uma maior harmonização com os músculos e nervos. 

Não fumar: A nicotina reduz a circulação do sangue para os ossos, prejudicando a coluna e os discos vertebrais, colocando maior pressão nessa zona, levando a inflamações no nervo ciático. 

Dor ciática, o que é e onde procurar ajuda. 

Em suma, a dor ciática é um sintoma, não uma doença sobre si mesma. Assim, apesar de na maioria dos casos ser apenas uma sensação passageira, deve ser analisada com cuidado, pois pode indicar problemas de saúde que requerem atenção médica. 

Por isso, a Clínica Lambert está aqui para si. Para marcar uma consulta só precisa de visitar o nosso website e preencher o formulário. Do nosso lado, mantemos o compromisso de, em menos 24 horas, entrar em contacto consigo de modo a ajudar no que for necessário. 

Faça-o já em: https://clinicalambert.pt/marcacao-de-consulta/

Call Now Button