Saiba mais sobre Fibromialgia, uma doença de dores invisíveis.

A fibromialgia é uma doença que prejudica a qualidade de vida dos pacientes que dela sofrem diariamente. Por isso, a Clínica Lambert escreveu um artigo dedicado ao tema para apoiar os nossos utentes a descobrir mais sobre esta condição, qual a especialidade médica a procurar e o modo como a fisioterapia pode ajudar na gestão dos sintomas. Leia até ao fim para saber mais. 

A fibromialgia é uma doença que transmite a informação de dor para certos pontos do 

corpo, mesmo sem que exista uma razão física para tal. Em termos científicos, significa que provoca uma dor crónica, não inflamatória, com origem desconhecida. 

Esta condição afeta 1 em cada 20 pessoas e, comparativamente, as mulheres são mais impactadas por esta doença. Além disso, as primeiras manifestações tendem a aparecer entre os 30 e 50 anos, sendo que não são raros os casos de pessoas na faixa etária dos vinte anos a apresentarem sintomas que caracterizam este problema. 

Os sintomas mais comuns de Fibromialgia. 

As manifestações desta doença são abrangentes, por isso, podem ser confundidas com outros problemas de saúde. No entanto, estes são os indícios mais comuns e aos quais deve tomar atenção:

  • Parestesia -formigueiros nas extremidades, como dedos dos pés ou mãos;
  • Pontos de dor em todo o corpo; 
  • Acrossíndrome – inchaços e ferimentos nas mãos; 
  • Sensação de olhos e boca secos – Por ser uma doença que se pensa estar associada ao sistema nervoso central, este pode desestabilizar a normal regulação de água no corpo;
  • Sensação de inchaço;
  • Rigidez ao acordar;
  • Dores de cabeça;
  • Dificuldades em manter a estabilidade do corpo;
  • Fadiga: devido às dificuldades em ter um sono reparador, prejudicando também a capacidade de concentração. 

As causas da Fibromialgia. 

As causas que potenciam esta doença são ainda desconhecidas. Porém, a investigação médica sugere que possa estar relacionada com mudanças hormonais no cérebro, que desregulam o normal funcionamento do sistema nervoso central. Este, que é responsável por transmitir informação para todo o corpo, passa a enviar a sensação natural de dor para certos pontos, sem que exista qualquer motivo físico para que tal aconteça. 

Os motivos também são um mistério, contudo, é habitual que os pacientes que sofram com esta doença tenham também sintomas de depressão. No entanto, estes podem ser o resultado das dores que sentem. 

De qualquer das formas, estudos recentes referem a ligação entre estados de stress e o aparecimento de sintomas de Fibromialgia. Ou seja, quanto mais nervosa, ansiosa uma pessoa com Fibromialgia estiver, mais provável é sentir as manifestações da doença. 

Como se define stress? 

O stress é uma reação à ansiedade permanente. É definido por qualquer estímulo, físico ou mental, que prejudique a homeostasia, ou seja,  o equilíbrio entre as diversas funções e composições químicas do corpo. 

Por outras palavras, é uma pressão interna ou externa que faz com que algo saia do seu lugar comum. Desta forma, a Fibromialgia pode ser uma forma do corpo responder a situações traumáticas, desestabilizando o sistema nervoso central. Estas podem incluir: 

  • Acidentes rodoviários; 
  • Infecções no organismo; 
  • Intervenções cirúrgicas; 
  • Trauma emocional, como a morte de um ente-querido. 

Qual o papel da genética na Fibromialgia? 

Estudos recentes concluem que a ligação entre esta doença e antecedentes genéticos é reduzida. Esta tese pode ajudar a explicar o porquê de algumas pessoas sofrerem com esta condição após um trauma, mas tal ainda não foi corroborado totalmente pela ciência, sendo necessários mais estudos. 

Como se diagnostica Fibromialgia? 

Por ser uma doença tão complexa, não existem exames ou análises que possam confirmar um diagnóstico. No entanto, por não ter uma evidência física, como um osso fraturado ou a artrite reumatóide, é necessário primeiro despistar outras doenças que tenham sintomas semelhantes. 

Para isso, o profissional de saúde vai focar-se em fazer um exame físico e compreender o historial clínico do paciente, centrando-se nas evidências como a dor, a fadiga e a dificuldade em dormir. 

Qual o profissional médico a procurar se suspeita de Fibromialgia? 

Se sentir sintomas naturais de Fibromialgia é importante procurar os especialistas médicos certos, pois tais manifestações podem indicar muitas doenças diferentes. E, no que toca a saúde, a prevenção é essencial. 

Portanto, se suspeitar que sofre de Fibromialgia deve procurar um médico reumatologista. Esta especialidade médica estuda e procura promover a recuperação de pacientes que sofram de artrites e outras doenças das articulações, músculos ou tecidos moles. Por isso, são as melhores pessoas para compreender aquilo que está a acontecer e fazer os testes certos. 

Na Clínica Lambert, pode contar com o apoio da Dra. Joana Borges, que é a responsável pela consulta de Reumatologia no nosso espaço. 

Tratamentos e gestão dos sintomas de Fibromialgia. 

A Fibromialgia é uma doença que ainda não conhece cura. Contudo, há formas de a gerir de modo a promover uma maior bem-estar. Estas incluem: 

  • Mudanças no estilo de vida; 
  • Terapia comportamental; 
  • Medicação adequada à situação; 
  • Fisioterapia. 

De que modo é que a Fisioterapia pode ajudar os pacientes com Fibromialgia? 

A Fisioterapia é a ciência que promove a recuperação do movimento humano. Esta prática funciona como um tratamento para restaurar, manter e dinamizar a mobilidade e função corporal de pacientes. Assim sendo, promove o bem-estar físico através de exercícios de reabilitação, ao envolver os utentes na sua recuperação.

No caso da Fibromialgia, esta prática pode ajudar a reduzir a fadiga e a rigidez sentida pelos pacientes, socorrendo-se de técnicas especializadas para melhorar a qualidade de vida do utente como: 

E o Exercício?

Um dos grandes dilemas das pessoas que sofrem com a doença que é protagonista deste artigo é que entram num círculo vicioso de sedentarismo, devido à dor que sentem. Contudo, ao evitarem qualquer tipo de movimento, potenciam os sintomas. Além disso,  a atividade física é positiva porque promove melhor saúde mental e ainda prepara os utentes a lidar com os sintomas da doença. 

Assim sendo, a hidroterapia tem tido excelentes resultados na gestão das manifestações dolorosas da condição. Esta técnica é usada em casos em que a mobilidade encontra-se reduzida. Isto porque a temperatura da água mais a sua força impulsionadora,  reduzem a pressão nas articulações. Não obstante, a Fibromialgia é uma doença proveniente do sistema nervoso central. 

Deste modo, estudos concluem que a diminuição da dor sentida ao usar esta técnica pode estar relacionada com a dilatação de vasos sanguíneos. Estes, quando em contacto com água quente, têm uma reação analgésica. 

Como resultado, dá-se uma libertação de endorfinas que são as hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar. Concluindo, esta opção pode ser eficaz em pacientes que tenham dificuldades em movimentar-se devido às dores que sentem 

Terapia Manual. 

A fisioterapia usa várias técnicas no que toca à terapia manual que possam auxiliar os pacientes com Fibromialgia. 

  • Massagens

Este é um dos procedimentos mais comuns nos casos de Fibromialgia. Contudo, pode ser doloroso e os resultados tendem a ser modestos a curto-prazo. Desta forma, a intensidade das mesmas deve respeitar a resistência do paciente, de modo a promover uma reabilitação de qualidade. 

  • Libertação Miofascial. 

A fáscia é uma cobertura de tecido fina que envolve e mantém os órgãos, veias, ossos e músculos no seu lugar. Por isso, apesar da sua aparência delicada é na realidade resistente e elástica. Só assim permite a normal função dos elementos do corpo que protege. Por isso, esta técnica aplica força nos pontos de dor, de modo a libertar movimentos entre os músculos e fáscia. 

Esta prática tem demonstrado efeitos positivos em utentes que sofrem de Fibromialgia, diminuindo a sensação de dor, cefaleias, ansiedade, entre outros. 

  • Partilha de conhecimento sobre a doença. 

Sendo a fibromialgia uma doença em que os seus sintomas podem manifestar-se após determinados comportamentos, é importante que pacientes que sofrem  com esta condição a conheçam de modo a gerir da melhor forma. O profissional de fisioterapia pode apoiar esse processo ao compreender quando o doente sente mais sintomas, e fornecendo estratégias para lidar com a dor. 

O que fazer em caso de suspeita de Fibromialgia? 

Por fim, se estiver à procura de apoio para lidar com esta doença ou se pensa que pode a ter, pode contar com a ajuda da Clínica Lambert.

Desde consultas de reumatologia, com especialistas na área, até um serviço de fisioterapia de excelência, o seu caso vai ser acompanhado do princípio ao fim por uma equipa que trabalha em rede, de modo a promover uma reabilitação adaptada a si. 

Para marcar uma consulta, ligue o 217 582 336 ou envie um e-mail para: geral@clinicalambert.pt. 

Call Now Button