pt
Atendimento Permanente Todos os dias das 08:00-22:00 +351 217 582 336 geral@clinicalambert.pt R. Cordeiro Ferreira 3 1750-071, Lisboa

Faça desporto e dê um boost ao sistema imunitário

Boost ao sistema imunitário com a prática regular de actividade física

A prática regular de actividade física é, desde sempre, considerada um hábito saudável. Actualmente, sabe-se que, entre outros benefícios, o exercício físico moderado ajuda a reforçar a imunidade face a agentes infecciosos como bactérias e vírus, causadores de diversas doenças tais como a COVID-19. Explicamos-lhe porquê.

O sistema imunitário é o mecanismo natural de defesa do corpo humano, contra diversas ameaças à nossa saúde como micróbios, bactérias e vírus causadores de doenças. É o nosso “escudo” protector. Por isso, é fácil perceber que quanto mais forte estiver, mais rápida e eficaz será a sua capacidade de resposta – chamada resposta imune. Ou seja, melhor defende o organismo.

Já há muito se sabe que a prática regular de actividade de exercício físico moderado contribui significativamente para a melhoria de condições pré-existentes como excesso de peso, diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, está provado que durante a actividade física são libertadas várias proteínas que ajudam à manutenção do sistema imunitário.

Mais recentemente, outro benefício tem ganhado especial destaque: o reforço do sistema imunitário.

Diversos estudos mostram que o exercício físico fomenta o aumento de linfócitos ou células T, responsáveis por destruir outras células, que estejam “doentes”, nomeadamente infectadas por vírus. Evidências que ganham particular relevância no período pandémico que atravessamos, já que indica que a prática desportiva pode aumentar a imunidade ao Coronavírus.

Mas a contribuição da actividade física para o nosso bem-estar geral é ainda mais alargada. Como as razões para que seja parte integrante do seu dia-a-dia.

O desporto como anti-stress e pró-imunidade

Confinamento e isolamento social entraram na nossa vida de rompante. Dois males necessários que frequentemente geram stress e ansiedade. Estas emoções, por sua vez, fomentam a produção de cortisol, o que prejudica o nosso sistema imunitário.

O cortisol é uma hormona que ajuda no combate e controlo do stress. Presente em quantidades mais elevadas do que o normal no organismo, altera algumas funções-chave do sistema imunitário. Este, para se reequilibrar, recorre às chamadas células T (glóbulos brancos do sistema imunitário) que, em consequência, ficam indisponíveis para combater outras doenças ou infecções. E assim, as nossas defesas ficam mais débeis.

Em contrapartida, quando praticamos desporto, são libertadas várias hormonas promotoras de bem-estar e cujo papel é fundamental no combate às emoções negativas, nomeadamente o stress: endorfinas, serotonina, dopamina e noradrenalina. Ou seja, o sistema imunitário é aliviado e passa a ter capacidade plena para exercer a sua função natural. No fundo, promovemos o não enfraquecimento das nossas defesas.

Motivação para a prática regular actividade física.

Como vê, agora tem motivação extra para introduzir a prática regular de actividade física na sua vida. Fazer exercício físico moderado, pelo menos três vezes por semana, é cuidar da sua saúde mental e reforçar o sistema imunitário.

Cumpra escrupulosamente as medidas sanitárias impostas pela Direcção Geral de Saúde contra a COVID-19, mantendo a sua saúde como uma prioridade em todos os aspectos.

Call Now Button