pt

Em 2020, mexa-se pela sua saúde!

Actividade Física

Porque sermos fisicamente activos é essencial ao longo de toda a vida, o exercício físico não tem género nem idade. Torna-nos mais saudáveis, ajuda-nos a melhorar aptidões, a forma física e a relaxar. Ou seja, promove o nosso bem-estar geral.

Segundo o Dr. Miguel Cardoso, médico de Medicina Desportiva, “a prática regular de exercício físico é a melhor medicação que podemos fazer”. Por isso, aproveite as resoluções de ano novo e, com o devido acompanhamento, ponha-se a mexer. Por si, pela sua saúde.

A inércia dos dias que correm

Portugal é o 5º país com a maior taxa de sedentarismo na União Europeia: 74% dos portugueses afirma nunca, ou raramente, praticar algum tipo de actividade física de forma regular. Falta de tempo, de motivação e de disponibilidade financeira são as principais razões citadas para esta inactividade. Argumentos que emergem muito das exigências e do ritmo da vida moderna. Por um lado, o grande desequilíbrio entre vida laboral e pessoal/familiar. Por outro lado, as crescentes comodidades que, ao melhorarem o nosso dia-a-dia, tendem a promover hábitos menos saudáveis. Factos alarmantes que facilmente observamos, por exemplo, junto das camadas mais jovens, que se encontram tão mais desligadas do exercício físico quanto ligadas às novas tecnologias.

Actividade física ou exercício físico?

Antes de mais, é importante referir que, não sendo sinónimos, ambos são benéficos quando praticados com regularidade. Actividade física é qualquer actividade aleatória, rotineira, que promove o aumento do dispêndio energético. Optar por escadas em vez de elevador, passear o cão e até limpar a casa ou o carro, são alguns exemplos. Já exercício físico é a prática de actividade física de forma regular, estruturada, onde há lugar a um trabalho sistemático de diferentes partes do corpo, com vista a atingir um objectivo desejado pelo praticante. Para isso, deve obedecer a um programa definido e adequado à condição física e às metas de cada um, assente em 3 pilares base: treino aeróbio, resistência muscular e flexibilidade. 

30 minutos por dia, o bem que lhe fazia!

A fórmula para usufruir de todos os benefícios que o exercício físico aporta ao corpo e à mente é, na verdade, muito simples: 30 minutos x 5 dias ou 50 minutos x 3 dias, num grau de intensidade moderada. Dos 10 080 minutos que uma semana tem, invista 150 no seu bem-estar e experiencie: 

  • Melhoria da função cardiovascular e respiratória
  • Redução dos factores de risco para doença da artérias coronárias
  • Diminuição de incidentes mortais provocados por doença cardiovascular
  • Diminuição da incidência de doença das artérias coronárias, cancro do cólon e diabetes tipo II
  • Diminuição da massa gorda e manutenção ou aumento da massa muscular
  • Aumento da massa óssea e/ou prevenção da sua perda (prevenção da osteoporose)
  • Aumento da força muscular
  • Aumento da resistência de tendões e ligamentos
  • Aumento do metabolismo em repouso
  • Melhoria da função imunitária
  • Atraso de certos processos do envelhecimento
  • Aumento da sensação de bem-estar e da auto-estima
  • Melhoria dos estados de depressão e ansiedade

Há mais a fazer além do “aquecimento”

O desporto tem inúmeros benefícios mas, quando praticado sem a devida preparação, pode ser uma fonte de lesões musculares e problemas cardiovasculares. Daí ser de extrema importância conhecer os limites do seu corpo e as suas capacidades, o que vai muito além do factor idade. As consultas de Medicina Desportiva são o modo mais seguro de traçar o seu perfil desportivo. Cada pessoa é observada no seu todo, considerando a sua biomecânica, o tipo de modalidade que pratica ou pretende praticar, bem como a sua duração e intensidade. São, eventualmente, detectados problemas ou patologias existentes e o exercício físico é aconselhado e adaptado a estas condicionantes, sem esquecer os objectivos e preferências desportivas de cada um. 

“Porque todos podemos fazer actividade física e até desporto mas temos de ter uma orientação. E o acompanhamento tem de ser personalizado.” Dr. Miguel Cardoso

Encontre o seu estilo de exercício e adopte-o em 2020

Pratique uma actividade física que lhe dê prazer e conseguirá mais facilmente manter a motivação necessária para a integrar na sua rotina diária. Em menos de nada, será o seu bálsamo de bem-estar indispensável. Eis alguns exemplos, para todos os gostos e disponibilidades: 

  • Hidroginástica
  • Dança
  • Jogging
  • Ciclismo
  • Pilates
Consulta de Medicina Desportiva com o Dr. Miguel Cardoso

Defina os seus objectivos e não perca mais tempo para os atingir. Marque a sua consulta de Medicina Desportiva com o Dr. Miguel Cardoso, o médico especialista em Medicina Desportiva da Clínica Lambert.