Fisiatria é o ramo da medicina dedicado à recuperação, diagnóstico e prevenção de lesões em diferentes partes do corpo como os músculos, o cérebro ou os ossos. Na Clínica Lambert, o Dr. Francisco Simas é o especialista em Medicina Física e de Reabilitação, uma especialidade única que pensa a atividade médica de forma global. Com um grande foco no bem-estar do paciente, adaptando os tratamentos às diferentes condições, sempre com a independência do doente no centro. Neste artigo vamos descobrir mais sobre esta vertente médica e como o pode ajudar hoje e no futuro, pelo bem da sua saúde!
Fisiatria: quando é necessária uma visita a esta especialidade?
A medicina física e reabilitação é procurada por pacientes quando, devido a uma doença ou condição, alguma parte do corpo fica incapacitada e precisa de recuperar as suas funções básicas. O pode acontecer em situações tão diversas como uma dor de costas até a uma lesão no cérebro ou pelo simples processo de envelhecimento.
Porque o especialista em fisiatria tem um foco na saúde geral do doente, o método da recuperação tem um propósito máximo levar este a viver uma vida mais funcional, sem dor e sem necessidade de ser encaminhado para uma cirurgia.
Estes médicos receitam vários tratamentos com abordagens diferentes consoante o caso com que estão a lidar. Ou seja, fármacos e outros métodos. Após a primeira consulta e diagnóstico o Fisiatra cria um tratamento específico para a situação de cada doente, trabalhando em rede com o restante corpo clínico e equipa de fisioterapia e, se necessário, psicologia.
Quem pode ser ajudado pela especialidade?
Todas as pessoas podem procurar a ajuda fisiátrica. Para os idosos, por exemplo, esta pode ser uma forma de recuperar alguma da liberdade de movimentos e independência da juventude. Isto porque, apesar de ser recomendado pelo menos 150 minutos por semana de exercício físico, em Portugal segundo os dados do projeto Saúde.come, “66% dos idosos são sedentários”.
O que leva a certos riscos como: Obesidade, dificuldades de locomoção, condições como Osteoartrose, doenças do coração e pulmões. Por isso, aquando de uma visita a uma consulta de medicina física e reabilitação, os exames têm de ser completos para compreender o estado dos órgãos, da facilidade de circulação e do balanço natural do idoso. Assim, qualquer situação encontrada vai ajudar o Fisiatra a perceber os riscos associados ao estado da saúde do paciente e como lidar com situações mais delicadas, por exemplo:
Osteoporose
A Osteoporose acontece quando os ossos perdem densidade e a força devido à idade, por consequência das mudanças nos ossos- que se modificam de sete em sete anos. O que, naturalmente, torna as pessoas mais velhas mais suscetíveis de sofrer fraturas ou partir ossos e assim perder qualidade de vida.
No entanto, o sedentarismo não é a resposta a este problema. Uma atividade física bem pensada e ponderada em conjunto com especialistas em fisiatria pode ajudar a devolver força aos músculos, dando vazão à perda de densidade dos ossos.
Também para ajudar nesta jornada- e de modo a diminuir os sintomas e evitar que se prolonguem- o especialista pode sugerir a utilização de equipamento para auxiliar na mobilidade, tratamentos sedativos como o uso de calor e quente nas zonas afetadas e analgésicos.
AVC
Um AVC, ou acidente cardiovascular, acontece quando se dá um problema nas veias do cérebro. Existem 2 tipos de AVC: Isquémico e Hemorrágico.
No primeiro, partes deste órgão não recebem sangue o suficiente, graças a coágulos ou obstruções que travam a normal circulação. Já o segundo, consequência muitas vezes de pressão arterial alta, dá-se quando existe excesso de sangue do cérebro. Ambos causam danos no órgão e podem afetar o restante corpo.
Após um AVC, o tratamento deve começar imediatamente e ser variado consoante as áreas afetadas. Tudo depende de pessoa para pessoa, pois, após um acidente cardiovascular, algumas pessoas podem ter dificuldades a mover-se, outras a falar outras a engolir. A equipa de reabilitação é comandada pelo fisiatra, que cria um plano adequado às necessidades do paciente. Esta equipa, dependendo dos sintomas, pode ser completa com fisioterapeutas, terapeutas da fala entre outros profissionais da saúde. Na Clínica Lambert, o fisiatra guia a recuperação dos doentes, ajudando com situações tão díspares como diabetes, dores e músculos rígidos. Sempre de forma continuada, mesmo após a alta hospitalar, de modo a manter e melhorar a qualidade ao longo dos anos.
Fisiatria: onde encontrar um especialista?
Na Clínica Lambert contamos com uma equipa especializada em recuperação e com Dr. Francisco Simas, pronto para auxiliar em qualquer situação. As condições descritas em cima são apenas algumas da área de experiência da fisiatria.
Esta especialidade vai ajudá-lo a recuperar a sua liberdade de movimentos e a independência ao máximo possível, para que tenha uma vida completa e recheada de atividade e saúde.
Contacte-nos em: +351 217 582 336 ou envie um e-mail para info@clinicalambert.pt