A actividade física na prevenção da Osteoporose

A promoção da actividade física, concomitante com estratégias de equilíbrio e cuidados específicos são a melhor forma da Fisioterapia ajudar o utente a minimizar o impacto da doença na sua vida.

A osteoporose é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas externos visíveis com os quais possamos contar para um diagnóstico prematuro. Na maioria dos casos é descoberta tardiamente, quando acontecem fraturas ósseas. A osteoporose pode surgir em qualquer osso do esqueleto, encontrando-se diagnosticada mais frequentetemente nas ancas, punhos ou fémur.

Esta doença afeta cerca de meio milhão de pessoas em Portugal, sendo que este número cresce exponencialmente todos os anos. Os especialistas apontam o sedentarismo e uma alimentação carenciada em cálcio e vitamina D como principais causas para o aumento de doentes com fraturas osteoporóticas. 

A actividade física, aliada a uma nutrição rica e cuidada, é essencial à prevenção da osteoporose, contribuindo para o fortalecimento da massa muscular e ajudando a evitar quedas e desequilíbrios na população mais idosa.

O que é a Osteoporose?

A osteoporose é uma alteração no metabolismo ósseo, que se caracteriza pela desmineralização da matriz óssea, afetando a estrutura interna do osso o que o torna frágil e poroso. Esta doença afeta acima de tudo idosos e mulheres em idade de menopausa, e tem dois momentos de desenvolvimento: a osteopenia (quando o osso inicia a sua desmineralização e onde ainda existe a possibilidade de se reverter a alteração da estrutura óssea interna), e um estado mais avançado que se caracteriza por uma rarefação óssea, a osteoporose.

Como prevenir?

É aconselhável fazer um exame de densitometria óssea para que a doença seja diagnosticada o mais cedo possível. Este exame, que deve ser regular para mulheres acima dos 45 anos e homens maiores de 65 anos, analisa a densidade óssea dos indivíduos, comparando os resultados com padrões de  idade e género, verificando se há necessidade de prevenção imediata. Em conjunto com este exame, é recomendada a prática de actividade física, que em conjunto com uma alimentação rica em vitamina D e Cálcio, pode ajudar a reverter casos de osteoporose em osteopenia.

Vantages da Fisioterapia na promoção da Actividade Física.

Osteoporose. Fisioterapeuta com paciente
A fisioterapia na promoção da Actividade Física

A fisioterapia, quando orientada segundo um plano personalizado de um fisioterapeuta, contribui para diversos fatores preventivos da osteoporose e para uma melhoria da qualidade de vida destes pacientes. 

A promoção da actividade física, concomitante com estratégias de equilíbrio e cuidados específicos são a melhor forma da Fisioterapia ajudar o utente a minimizar o impacto da doença na sua vida.

Exercícios de fortalecimento muscular aliados a uma boa mobilidade articular tornarão os pacientes mais autónomos e com menor risco de queda, fator essencial para diminuir as consequências da doença.

Osteoporose. Classes de Movimento - Fisioterapia Sénior na Clínica Lambert

A partir de novembro disponibilizamos classes de movimento direcionadas para seniores, onde o nosso fisioterapeuta fará um plano de exercícios personalizado e totalmente adequado às suas necessidades, ajudando-o a prevenir quedas e tonturas. Vamos prevenir a osteoporose juntos? Inscreva-se já.

Call Now Button