Ortopedia e Traumatologia não são uma e a mesma disciplina. Se imaginarmos estas duas matérias enquanto vertentes da medicina, então podemos afirmar que ortopedia é o tronco comum e a traumatologia é um dos seus muitos ramos. No entanto, quando uma pessoa procura por estes conceitos ou por uma consulta, muitas vezes, as duas aparecem interligadas, saltando à vista a sua relação íntima. Com este artigo, a Clínica Lambert vai desmistificar quais são realmente as diferenças entre as duas, de modo a finalmente enterrar esta dúvida partilhada por muitos internautas e pacientes.
Ortopedia e Traumatologia: Quem chegou primeiro?
A diferença entre ortopedia e traumatologia é que a primeira foca-se no tratamento e recuperação de lesões e doenças dos nossos ossos. Algumas podem nascer com as pessoas, enquanto que outras vão aparecendo ao longo da vida (como na velhice) ou devido a lesões diversas.
Não obstante, porque o esqueleto é uma estrutura complexa e com pormenores essenciais à mobilidade dos humanos, estes especialistas trabalham em conjunto com fisioterapeutas e outros profissionais da medicina.
Por esse motivo, a ortopedia é também dividida em sub-especialidades para cada parte do nosso corpo. Contudo, as lesões podem vir de várias formas e feitios e em caso de ferimento causado por uma força externa, é o momento para pedir a ajuda a alguém especializado em traumatologia.
A Traumatologia: mais informações sobre esta especialidade.
Traumatologia é uma sub-especialidade da ortopedia centrada no tratamento de lesões causadas por forças externas, por exemplo, no caso de lesões resultantes de impactos desportivos. Foca-se em possíveis intervenções cirúrgicas e eventuais tratamentos de fisioterapia. Porém, estes especialistas tendem a atender casos urgentes, que envolvam qualquer parte do corpo, indo de casos de traumas de impacto tão simples como uma entorse, até à fractura. Estes podem ser:
- Penetrantes: Causados por um objeto externo a ultrapassar a pele, causando feridas abertas.
- Contusões: Sem perfurações da pele, resultam de um impacto direto com o corpo, como quedas, provocando dor, inchaço ou rigidez.
- Mistos: Tal como o nome indica, é uma combinação dos dois casos anteriores. Geralmente visto em casos de acidente automóvel, no qual existem vários impactos simultâneos.
Ortopedia e Traumatologia: o caso do desporto.
Na prática de traumatologia desportiva, tal como acontece com os profissionais de saúde da Clínica Lambert, os médicos têm um conhecimento e entendimento profundo das situações variadas em que os desportistas podem incorrer numa lesão. As mais comuns são:
- Entorses no tornozelo.
- Lesões musculares.
- Tendinites, como “cotovelo de golfista”.
- Problemas nos joelhos, como partir o menisco.
Por isso, em caso de dor, após qualquer impacto ou atividade desportiva, é essencial visitar o seu espaço de saúde de preferência de modo a avançar com o tratamento adequado.
Tratamentos
Tal como acontece na maioria dos casos, os tratamentos são baseados no historial médico de cada paciente. Ou seja, é necessário estar atento às condições genéticas que passam de geração em geração, a cirurgias anteriores (se estas existirem) e outros problemas ortopédicos que possam existir pré-impacto externo.
Na Clínica Lambert, para além de um corpo clínico de excelência, a nossa área de imagiologia é também de qualidade máxima, tendo todos os equipamentos necessários ao diagnóstico correto de modo a chegarmos à melhor e mais rápida recuperação.
O que fazer em caso de lesão?
Agora sabe se algum dia sofrer um impacto forte que necessite de imediato apoio, pode contar com a equipa especializada da Clínica Lambert. Temos um serviço de atendimento permanente de ortopedia, traumatologia e medicina dentária, aberto todos os dias das 8 da manhã até às 22. Para seguir a sua recuperação, saiba que a Clínica Lambert tem um espaço de fisioterapia premiado para o seu maior conforto.
Saiba mais em: +315 217 582 336 ou envie um email: geral@clinicalambert.pt