pt
Atendimento Permanente Todos os dias das 08:00-22:00 +351 217 582 336 geral@clinicalambert.pt R. Cordeiro Ferreira 3 1750-071, Lisboa

Ortopedia e Traumatologia: Qual é a diferença?

Ortopedia e Traumatologia não são uma e a mesma disciplina. Se imaginarmos estas duas matérias enquanto vertentes da medicina, então podemos afirmar que ortopedia é o tronco comum e a traumatologia é um dos seus muitos ramos. No entanto, quando uma pessoa procura por estes conceitos ou por uma consulta, muitas vezes, as duas aparecem interligadas, saltando à vista a sua relação íntima. Com este artigo, a Clínica Lambert vai desmistificar quais são realmente as diferenças entre as duas, de modo a finalmente enterrar esta dúvida partilhada por muitos internautas e pacientes.

Ortopedia e Traumatologia: Quem chegou primeiro?

A diferença entre ortopedia e traumatologia é que a primeira foca-se no tratamento e recuperação de lesões e doenças dos nossos ossos. Algumas podem nascer com as pessoas, enquanto que outras vão aparecendo ao longo da vida (como na velhice) ou devido a lesões diversas. 

Não obstante, porque o esqueleto é uma estrutura complexa e com pormenores essenciais à mobilidade dos humanos, estes especialistas  trabalham em conjunto com fisioterapeutas e outros profissionais da medicina. 

Por esse motivo, a ortopedia é também dividida em sub-especialidades para cada parte do nosso corpo. Contudo, as lesões podem vir de várias formas e feitios e em caso de ferimento causado por uma força externa, é o momento para pedir a ajuda a alguém especializado em traumatologia.

A Traumatologia: mais informações sobre esta especialidade.

Traumatologia é uma sub-especialidade da ortopedia centrada no tratamento de lesões causadas por forças externas, por exemplo, no caso de lesões resultantes de impactos desportivos. Foca-se em possíveis intervenções cirúrgicas e eventuais tratamentos de fisioterapia. Porém, estes especialistas tendem a atender casos urgentes, que envolvam qualquer parte do corpo, indo de casos de traumas de impacto tão simples como uma entorse, até à fractura. Estes podem ser: 

  1. Penetrantes: Causados por um objeto externo a ultrapassar a pele, causando feridas abertas. 
  1. Contusões: Sem perfurações da pele, resultam de um impacto direto com o corpo, como quedas, provocando dor, inchaço ou rigidez.
  2. Mistos: Tal como o nome indica, é uma combinação dos dois casos anteriores. Geralmente visto em casos de acidente automóvel, no qual existem vários impactos simultâneos. 

Ortopedia e Traumatologia: o caso do desporto.

Na prática de traumatologia desportiva, tal como acontece com os profissionais de saúde da Clínica Lambert, os médicos têm um conhecimento e entendimento profundo das situações variadas em que os desportistas podem incorrer numa lesão. As mais comuns são: 

  • Entorses no tornozelo. 
  • Lesões musculares. 
  • Tendinites, como “cotovelo de golfista”. 
  • Problemas nos joelhos, como partir o menisco. 

Por isso, em caso de dor, após qualquer impacto ou atividade desportiva, é essencial visitar o seu espaço de saúde de preferência de modo a avançar com o tratamento adequado.

Tratamentos 

Tal como acontece na maioria dos casos, os tratamentos são baseados no historial médico de cada paciente. Ou seja, é necessário estar atento às condições genéticas que passam de geração em geração, a cirurgias anteriores (se estas existirem) e outros problemas ortopédicos que possam existir pré-impacto externo.

Na Clínica Lambert, para além de um corpo clínico de excelência, a nossa área de imagiologia é também de qualidade máxima, tendo todos os equipamentos necessários ao diagnóstico correto de modo a chegarmos à melhor e mais rápida recuperação.

O que fazer em caso de lesão?

Agora sabe se algum dia sofrer um impacto forte que necessite de imediato apoio, pode contar com a equipa especializada da Clínica Lambert. Temos um serviço de atendimento permanente de ortopedia, traumatologia e medicina dentária, aberto todos os dias das 8 da manhã até às 22. Para seguir a sua recuperação, saiba que a Clínica Lambert tem um espaço de fisioterapia premiado para o seu maior conforto.

Saiba mais em: +315 217 582 336 ou envie um email: geral@clinicalambert.pt

Call Now Button