A tecnologia tem um papel fundamental na evolução da medicina, principalmente na ortopedia. Graças às ferramentas desenvolvidas pela criatividade humana, os profissionais de saúde conseguem diagnosticar com maior precisão doenças ou lesões. Aumentando exponencialmente as opções de tratamento e diminuindo o tempo de recuperação dos seus pacientes. Leia até ao fim este artigo, para saber mais sobre o uso de tecnologia em Ortopedia!
O que é Ortopedia?
Ortopedia é uma das muitas especialidades que existem em medicina. Esta é a responsável por identificar e tratar de lesões e doenças dos sistemas esquelético e muscular do corpo humano, nos quais se inserem:
- Ossos;
- Articulações;
- Ligamentos;
- Tendões;
- Músculos;
- Nervos.
Assim sendo, como todas as disciplinas na área da saúde, é extremamente complexa e pede conhecimentos específicos para potenciar a recuperação dos pacientes, consoante as suas necessidades. Desta forma, a ortopedia divide-se em diferentes sub-especialidades, de acordo com partes do esqueleto ou outras condições e que na Clínica Lambert transformámos em consultas, como:
Cada uma delas consegue ser mais eficaz graças à tecnologia criada até ao momento, que permite a estes especialistas fazer diagnósticos mais corretos e propor planos de tratamento acertados. No entanto, falta responder a uma pergunta.
Do que falamos, quando nos referimos a tecnologia no sector médico?
Primeiro, é necessário explicar o que significa tecnologia. Esta palavra é criada a partir de duas palavras gregas: “tekhne“, que se pode traduzir em expressões como, arte, ofício e técnica e o vocábulo “logia”, que quer dizer estudo. Ou seja, é a aplicação do conhecimento humano em diversas áreas com o objetivo de criar ferramentas de modo a resolver problemas.
Portanto, na medicina, tecnologia traduz-se nas ferramentas que os profissionais de saúde utilizam para diagnosticar os seus pacientes, nas técnicas cirúrgicas necessárias para recuperar a qualidade de vida dos mesmos, na medicação receitada para diminuir as dores até às luvas, termómetros ou estetoscópios que se podem encontrar em qualquer gabinete médico.
Qual é o papel da tecnologia na Ortopedia?
A Ortopedia trabalha, desde sempre, lado a lado com a tecnologia, por muito rudimentares que ambas fossem no princípio. Sempre com o mesmo objetivo: promover uma recuperação cuidada e duradoura a todos os pacientes. O futuro parece promissor para a área, com tecnologias como o 5G e as impressões 3D a demonstrarem ser ferramentas essenciais na promoção de metodologias mais seguras e eficazes. Por isso, a tecnologia tem um papel central em situações de:
- Diagnóstico;
Com tecnologias que permitem recolher imagens, como radiografia, ressonância magnética (RM) e a tomografia computadorizada (TC), é possível ter diagnósticos assertivos, que aumentam a taxa de sucesso dos planos de tratamento.
- Recuperação;
Objetos tão simples como as “canadianas” ou outros tipo de dispositivos auxiliares de marcha, que à primeira vista não seriam considerados inovadores, permitem aos pacientes ter maior controlo sobre a sua mobilidade e potenciar a sua recuperação.
- Cirurgia;
Por exemplo, as cirurgias assistidas por computador utilizam tecnologia de imagem e sistemas de navegação para ajudar os cirurgiões a realizar procedimentos com maior precisão e segurança. O que resulta em incisões menores, menor perda de sangue e recuperação mais rápida para os pacientes.
- Fisioterapia;
Esta prática serve-se de dispositivos e equipamentos avançados para fomentar a força muscular dos pacientes, recuperação de lesões e melhoria da função física.
De que forma está a tecnologia presente no serviço prestado pela Clínica Lambert?
Na Clínica Lambert, sabemos que uma aposta séria em tecnologia beneficia o nosso serviço pois potencia a recuperação dos nossos pacientes. Por isso, o nosso corpo clínico é composto por profissionais que estão sempre a par das mais recentes inovações da sua área de especialidade e, além disso, fazemos um investimento em equipamento de qualidade de modo a proporcionar a melhor recuperação aos nossos utentes.
No diagnóstico e acompanhamento, por exemplo, contamos com:
Esta máquina de ressonância magnética é uma poderosa ferramenta para o diagnóstico de lesões e doenças ortopédicas. Ao permitir analisar as zonas afetadas com o máximo de detalhe, é possível um diagnóstico mais preciso e um plano de tratamentos mais objectivo e fiável.
O nosso serviço de imagiologia está equipado com este importante exame que permite ,de forma rápida e indolor, uma avaliação eficaz da anatomia humana. Auxilia o médico no diagnóstico de várias patologias, assim como controlar a evolução de tratamentos.
- Ecógrafo
Ao encostar à pele do paciente, obtêm-se imagens dinâmicas do interior do corpo humano em tempo real. Este equipamento é essencial para o diagnóstico e avaliação de lesões músculo-esqueléticas, nomeadamente em patologias articulares.
A tecnologia na fisioterapia
Na Clínica Lambert reconhecemos o valor da prática da fisioterapia na reabilitação e recuperação dos nossos pacientes. Neste sentido, além do primeiro piso ser completamente dedicado a esta disciplina, também investimos em equipamento que melhora a experiência dos utentes, como:
- Alter – G
Esta é uma passadeira anti-gravítica. Ou seja, consegue regular a força da gravidade exercida sobre o utente. Possibilitando determinar com que percentagem de peso se pretende que o paciente realize o exercício.
- Dinamómetro Isocinético
O Dinamómetro Isocinético permite quantificar a função e o desempenho muscular do avaliado. Desta forma, consegue atuar como um método preventivo e terapêutico de lesões musculares. As variáveis de Força, Potência e Resistência Muscular podem ser estudadas isoladamente para cada grupo muscular, podendo ser aplicada nas articulações de joelho, anca, tornozelos, punho, cotovelo e ombro.
A electroterapia é uma técnica de fisioterapia amplamente utilizada como complemento na reabilitação dos mais diversos tipos de patologias. Assim sendo, cada tipo de corrente possui indicações e contra-indicações específicas e todas elas têm como objectivo auxiliar o processo de reabilitação. Na nossa clínica temos, entre outros, aparelhos como Ondas de Choque, o Laser de alta intensidade, a TECAR e os electroestimuladores wireless (Compex).
A tecnologia é uma das principais características da Clínica Lambert.
Em suma, a tecnologia faz parte do ADN da Clínica Lambert. Aliás, o nosso serviço é complementado pela criatividade humana, o seu rigor e ânsia de conhecimento de modo a proporcionar uma experiência positiva aos nossos utentes. Portanto, apoiamos a inovação, investindo em equipamento de qualidade, aumentando a eficiência dos planos de tratamentos receitados pelo nosso corpo clínico.
Se precisar da nossa ajuda, ligue para +315 217 582 336 ou envie um email: geral@clinicalambert.pt