Seja amador ou profissional, deve fazer um exame médico desportivo

Pessoas que fazem jogging devem fazer um exame médico desportivo

O exame médico desportivo é essencial para garantir a segurança da prática de exercício, tanto em atletas amadores como de alta-competição, como também potenciar os seus resultados. Descubra porquê, neste artigo da Clínica Lambert. 

O que é um exame médico desportivo? 

Um exame médico desportivo é, na realidade, um conjunto de exames que funcionam como um instrumento no seu todo para garantir a aptidão física, ou inaptidão, dos praticantes desportivos para o desempenho da sua prática. Pode ser realizado por qualquer médico, exceto em atletas de competição, que têm de o realizar em Centros de Medicina Desportiva.

O que são centros de Medicina Desportiva? 

São espaços de saúde que oferecem apoio médico de alta qualidade a atletas e entusiastas do exercício físico,  desempenhando um papel crucial no avanço das práticas de avaliação, pesquisa e educação no campo da Medicina Desportiva. Estes são compostos por especialidades e práticas como: 

Para que serve um exame médico desportivo? 

A principal função de um exame desportivo é proteger a saúde dos atletas. Neste sentido, podem detectar condições potencialmente fatais ou predisposição a lesões, prevenindo-as, tanto a atletas profissionais ou pessoas que não têm um vínculo laboral com o desporto. 

Além disso, por aprofundarem o conhecimento sobre a saúde do atleta e a sua capacidade física, apoiam no desenho de treinos específicos, de modo a melhorar a sua performance e otimizar as suas características. 

O que envolve um exame médico desportivo? 

Em Portugal, o Exame Médico Desportivo inclui a realização da história clínica, do exame físico e do eletrocardiograma (ECG), num total de 13 pontos de avaliação: 

  1. Declarações pessoais
  2. Antecedentes familiares 
  3. Antecedentes pessoais 
  4. Antecedentes desportivos
  5. Exame biométrico 
  6. Exame ectoscópico 
  7. Exame oftalmológico 
  8. Exame O.R.L
  9. Exame estomatológico
  10. Exame abdómen 
  11. Exame génito-urinário 
  12. Exame cardio-circulatório e respiratório 
  13.  Exames complementares de diagnóstico 

Para simplificar um pouco a explicação do que é necessário para ter um exame desportivo de qualidade, dividimos em 3 eixos gerais os pontos que os profissionais de saúde analisam: 

Estado de Saúde 

Este analisa-se com base no historial médico familiar, pessoal, e sintomas e queixas que o atleta possa ter. Além disso, devem-se realizar exames completos de modo a avaliar se é possível detectar alguma complicação que possa desenvolver para uma situação grave, durante a prática desportiva, como já afirmamos anteriormente.

Como cada atleta é uma pessoa diferente, é importante analisar o tipo de treino a que o desportista se tem submetido e perceber quais são as principais dificuldades do mesmo, para que este tenha a orientação médica adequada. Assim, é importante conhecer os objetivos do atleta, de forma a proporcionar oportunidades e recomendações para alcançar o desempenho máximo. 

Antropometria 

Antropometria é a medição e análise das dimensões físicas do corpo humano, como altura, peso, proporções corporais e composição corporal. Essas medidas são usadas para avaliar a forma do corpo, postura, simetria e harmonia de desenvolvimento, fornecendo informações importantes para a prática desportiva e estimativa do desempenho atlético.  Assim, é possível identificar quais são as principais características do atleta, o que permite identificar possíveis lesões ou áreas que precisam ser trabalhadas para evitar problemas futuros. Como cada desportista é único, o objetivo é garantir que o seu corpo esteja saudável e preparado para o desporto que pratica, tendo em conta as suas necessidades. 

Capacidade física  

É importante avaliar a capacidade física e de exercício de acordo com o tipo de esforço exigido na modalidade desportiva em questão. Tal envolve fazer uma avaliação neuromuscular, psicológica e mental. Para atletas competitivos, especialmente de alto nível, é essencial incluir uma prova de esforço cardiorrespiratória para uma avaliação completa. Tal permite identificar sinais e sintomas importantes que ocorrem durante o exercício. 

Já marcou o seu exame médico desportivo?

Em suma, o exame médico desportivo é essencial tanto para profissionais como para atletas amadores. Assim sendo, são  um importante meio de triagem de determinadas patologias ou situações clínicas, principalmente na população jovem. Além disso, não só é uma forma de garantir a sua segurança ao praticar desporto, como também permite identificar quais são as características físicas que precisam de ser trabalhadas, e potenciá-las de modo a chegar mais longe. 

Além disso, na Clínica Lambert, na nossa consulta de Medicina Desportiva, liderada pelo médico especialista, Dr. Miguel Raposo, temos em conta as metas e objetivos de cada atleta para que mantenha as suas capacidades, as suas necessidades de desempenho e atinja os resultados de desempenho pretendidos. Trabalhamos em conjunto com outras especialidades terapêuticas e de reabilitação para garantir o melhor tratamento e seguimento dos nossos doentes. Se tiver alguma dúvida ou alguma queixa deste foro, estamos sempre disponíveis para o seguir e aconselhar.

Para saber mais, ligue para o 217 582 336 ou envie um email para geral@clinicalambert.pt 

Call Now Button