Conheça as diferenças entre Reabilitação e Fisioterapia. 

Fisioterapia e Reabilitação podem parecer uma e a mesma disciplina. Contudo, como tudo em medicina, a explicação é um pouco mais complexa do que aparenta, à primeira vista. Por isso, a Clínica Lambert apresenta-lhe um artigo sobre estas duas áreas complementares da saúde, a sua importância e como podem ajudar os nossos pacientes. Leia até ao fim!

O que é a medicina de Reabilitação ou Fisiatria?

Como já escrevemos anteriormente, a Fisiatria é a área da medicina dedicada à recuperação, diagnóstico e prevenção de lesões. Assim, pode atuar em todas as diferentes partes do corpo. Esta é especialidade holística da medicina, sendo uma importante atividade para casos clínicos tão díspares como Osteoporose ou fraturas. 

Fisioterapia: Como definir esta atividade?

Segundo a ordem dos Fisioterapeutas, esta área é um serviço ligado à medicina. Usa técnicas físicas, com o apoio da tecnologia apropriada, para ajudar os pacientes a desenvolver, a manter e a restaurar o seu movimento e as capacidades ao longo da vida ou depois de um problema de saúde.

Então qual é a diferença entre estas duas áreas da medicina?

Como vimos, a Reabilitação, ou Fisiatria, é a especialidade médica responsável pela recuperação da função aquando de problemas que reduzem a mobilidade e função do corpo de uma pessoa. Já a Fisioterapia, por seu lado, é uma das ferramentas para alcançar esse objetivo.

Por isso, ambas as práticas são complementares entre si. Porém, os profissionais de fisioterapia socorrem-se do conhecimento médico do especialista em Fisiatria para, em rede, definirem um plano de recuperação adaptado a cada utente.

Fisioterapia, quando deve ser prescrita. 

Esta prática é prescrita, por especialistas médicos, quando os utentes têm a sua mobilidade ou função reduzida, devido a situações tão variadas como o normal envelhecimento do corpo ou após um problema de saúde que diminua a qualidade de vida de uma pessoa. Entre muitos exemplos possíveis, os próximos são os mais comuns:

  • Problemas de saúde logo à nascença.
  • Lesões no pescoço, costas e anca
  • Entorses articulares e tensões musculares
  • Fraturas ósseas
  • Amputações
  • Acidentes Cardiovasculares
  • Lesões desportivas que afetem o sistema músculo-esquelético

Desta forma, os profissionais desta área da saúde esforçam-se em melhorar o bem-estar dos doentes, seja este físico, emocional ou até psicológico.

Conheça as técnicas utilizadas pela fisioterapia.

A fisioterapia utiliza técnicas diversas, para ajudar os doentes a recuperar de lesões, gerir condições crónicas e aliviar a dor. As mais comuns incluem:

  • Exercício:

Que melhora a força, a flexibilidade e a amplitude do movimento.

  • Alongamentos:

Servem para aumentar a flexibilidade e reduzir a tensão muscular.

  • Terapia de calor ou frio:

Pode ser utilizada para reduzir a dor, inflamação e espasmos musculares.

  • Ultrassons:

Com o uso de ondas sonoras, pode aumentar o fluxo sanguíneo, diminuir a inflamação e, assim, dinamizar a recuperação.

  • Estimulação elétrica:

A partir da corrente elétrica de baixa tensão, estimula os músculos, reduz a dor e melhora a função do corpo.

Descubra aqui em que áreas da saúde a Fisioterapia pode ser benéfica.

Nas lesões musculoesqueléticas, os profissionais de fisioterapia apoiam os utentes que sofrem com lesões nos músculos, ossos, tendões e ligamentos como distensões, entorses, fraturas e luxações  Além disso, em casos de doenças cardio-pulmonares, esta prática também é uma parte fundamental da recuperação. Por fim, uma das áreas em que este serviço pode ser benéfico para os doentes é no controlo da dor, com exercícios específicos que deem aos pacientes ferramentas para lidar com esse desconforto. 

Medicina de Reabilitação, o papel desta subespecialidade e os seus profissionais. 

Tal como foi descrito anteriormente, a fisiatria tem uma abordagem holística da medicina e da recuperação dos seus pacientes, concentra-se no bem-estar geral do paciente, ao invés de apenas um órgão, membro ou sistema, com especial atenção à função das diferentes partes do corpo, independência e qualidade de vida. Por isso, trabalha em conjunto com o corpo clínico, fisioterapia e até psicologia, garantindo um tratamento adequado às emoções, necessidades e ambições do doente.

Por esse motivo, a fisiatria procura opções fora das vias cirúrgicas, quando possível. Assim, esta recorre a ferramentas como a fisioterapia, medicação e, ainda, terapia ocupacional, ajudando os pacientes a gerir os seus sintomas e a melhorar a sua função.

Além disso, os especialistas em fisiatria, também, trabalham em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, tais como médicos de cuidados primários e cirurgiões ortopédicos, para assegurar que os pacientes recebam os cuidados mais adequados à sua condição específica.

As condições que levam utentes a procurar esta área da medicina são variadas, passando por várias doenças que afetam partes diferentes do corpo. Desta forma, alguém que sofra de Osteoporose pode  procurar esta consulta, de modo a recuperar a função e a melhorar a sua qualidade de vida.

As diferenças finais entre Reabilitação e Fisioterapia.

Ou seja, a fisioterapia é um serviço ao qual a medicina de reabilitação pode socorrer-se para auxiliar os diferentes pacientes. Por isso, na Clínica Lambert, esta especialidade guia a 

recuperação dos doentes, ajudando com situações tão díspares como diabetes, dores e músculos rígidos. Sempre de forma contínua, mesmo após a alta hospitalar, de modo a manter e a melhorar o bem-estar, ao longo dos anos.

Porque trabalhamos em rede, pode contar com o apoio do Dr. Francisco Simas, responsável pela consulta de Fisiatria na Clínica Lambert.

Além do mais, no nosso espaço, dedicamos um piso inteiro à prática de fisioterapia. Deste modo, vai encontrar a combinação indicada entre equipamento tecnológico pensado para apoiar a recuperação dos nossos pacientes, uma equipa de fisioterapeutas incríveis e, ainda, um corpo clínico que trabalha em rede, promovendo a sua saúde no processo.

Para saber mais sobre estes dois serviços, ligue para o +351 217 582 336 ou envie um e-mail para: info@clinicalambert.pt.

Call Now Button