Descubra hoje o que fazer em caso de fratura.

Quando alguém fratura 1 osso, é importante saber o que fazer de imediato. Isto porque um passo em falso pode levar a que a lesão piore. Além disso, forçar certos movimentos tende a deteriorar a futura recuperação, por falta de conhecimento. Desta forma, para prevenir tais situações, a Clínica Lambert apresenta este artigo, que explica o que é uma fratura, o que fazer, quando esta acontece, e o processo de reabilitação.

O que é uma fratura?

Antes de chegarmos à explicação sobre o que fazer em caso de fratura, é importante compreendermos o que é esta lesão. Um osso partido acontece quando a força exercida sobre este é maior do que a que o osso consegue aguentar. Quando tal acontece, dá-se uma sensação intensa de dor, perda da função e, por vezes, até sangramento.

Um osso, seja ele qual for, é fundamental para o normal funcionamento do corpo humano. No centro, está a medula óssea, onde os glóbulos vermelhos são criados. Por isso, em conjunto, este é o componente principal do esqueleto que protege os órgãos, suporta o corpo, dando-lhe mobilidade, e, ainda, apoia o transporte de oxigénio pelo corpo.

Assim sendo, quando se fratura um osso, é necessário cuidado médico imediato. Como escrevemos num artigo passado, existem vários níveis de seriedade, no que toca a esta lesão. Portanto, essa análise depende de fatores como: a força que levou à quebra da estrutura óssea, o osso fraturado e, claro, a idade da pessoa e a sua saúde.

Por isso, continue a ler para descobrir o que fazer primeiro em caso de fratura.

Primeiros socorros em caso de fratura.

Seja qual for a situação em que se depare com esta lesão, deve estar preparado. Por isso, no texto abaixo, vai encontrar informações importantes no que diz respeito às boas práticas em situação de fratura e como lidar com elas.

Primeiro, a pessoa que sofreu a lesão deve manter-se imóvel, a não ser que haja um perigo iminente. Principalmente, em casos em que a fratura é em ossos como o crânio, a coluna, costelas ou o fémur.

Depois, se, por acaso, houver algum tipo de sangramento, deve parar a hemorragia. Para isto, pressione o local com um tecido limpo, criando um garrote.

De seguida, quando a hemorragia estiver controlada, manter a ferida limpa. Se possível, aplique pacotes de gelo para limitar o inchaço e ajudar a aliviar a dor. Não aplicar gelo diretamente sobre a pele. Envolver o gelo numa toalha, pano ou outro tipo de tecido.

Por fim, deve impedir que a pessoa coma ou beba antes de ser vista por um profissional de saúde, pois pode ser necessária cirurgia.

Antes de avançarmos com o artigo, há que reforçar a importância de procurar ajuda imediata, ligando aos serviços de urgência médica.

Como são diagnosticadas fraturas?

Quando o paciente chegar ao espaço de saúde, para que a sua situação seja analisada, o médico que fará a observação deve ter acesso ao estado clínico do utente e, ainda, uma descrição do acidente.

Desta forma, o profissional de medicina terá as bases para chegar a uma conclusão sobre o estado de saúde do doente e o que fazer em seguida. Assim, de modo a confirmar as suas suspeitas, podem ser necessários exames como um Raio-X, uma TAC ou uma ressonância magnética, dependendo do caso.

Após a confirmação do diagnóstico, o médico deve definir um plano de recuperação e de tratamento, que podem ser as seguintes:

Imobilização com Gesso

Este é o tipo de tratamento de fratura mais comum, pois, na maior parte dos casos, os ossos têm capacidade para se auto-regenerarem, após a aplicação do gesso, de modo a imobilizar o membro lesionado.

Imobilização com Talas.

Este método permite movimentos limitados ou controlados em articulações próximas da lesão. Desta forma, pode ser uma boa opção para casos em que a imobilização total seja excessiva.

Fixação Externa.

O especialista médico coloca aparelhos adequados no osso partido, acima e abaixo do local da fratura, sendo ligados a uma barra metálica fora da pele. Esta estrutura mantém os ossos na posição correta, enquanto recuperam. Em casos em que a pele e outros tecidos moles à volta da fratura estão danificados, pode ser necessário usar uma fixação externa, até ser possível tolerar a cirurgia.

Cirurgia.

Em último caso, pode ser necessário reposicionar os fragmentos ósseos, para que 

eles se alinhem da forma mais natural possível.

O processo de cicatrização de uma fratura.

O processo de recuperação do osso é igual em todas as situações de fratura. Este tem 3 fases distintas, que podem ser consultadas abaixo: 

Inflamação.

Começa, logo após a fratura, e continua por alguns dias. Quando este se parte, leva a uma hemorragia, resultando em inflamação e em coágulos de sangue, no local da lesão. É assim que o corpo prepara o processo de reestruturação da estrutura óssea, criando a estabilidade necessária para a produção das células responsáveis pela regeneração do osso.

Produção de osso.

Esta etapa do processo de cicatrização começa quando a inflamação é substituída por um novo tecido fibroso e cartilagem muito mole e ainda sem cálcio. O que leva a que esta estrutura recente não tenha a força necessária. Isto só acontecerá mais tarde.

Reposicionamento do osso.

Esta é a fase final do processo de cicatrização, regressando ao seu estado original. Quando tal acontecer, é encorajado o regresso progressivo à mobilidade, de modo a promover o retorno total da função do membro afetado.

Como cuidar de uma fratura no regresso a casa.

No seguimento da avaliação, o seu médico especialista vai dar-lhe algumas recomendações necessárias para promover a sua boa recuperação. Estas incluem:

  • Evitar molhar o gesso, protegendo-o de humidade.
  • Descanse o membro fraturado o mais possível.
  • Restrinja-se de conduzir ou de levantar pesos até à recuperação total.
  • Mesmo que sinta alguma comichão no membro engessado, não coloque nada lá dentro.
  • Contacte, de imediato, o seu médico, em caso de inchaço, perda de função na área fraturada, dormência e aumento de dor.

Em média, quanto tempo demora um osso a cicatrizar em caso de fratura? 

Os ossos demoram, em média, entre 6 a 12 semanas a recuperar substancialmente. No entanto, no caso de fraturas pediátricas, este tempo pode diminuir, já que a recuperação das crianças é mais rápido do que em adultos. 

Então, o que fazer em caso de fratura? 

Agora que sabe como proceder em caso de lesão, saiba que pode contar sempre com o apoio da Clínica Lambert, no caso de emergência ortopédica. Temos um serviço de atendimento permanente disponível todos os dias, das 8 às 22. 

Deste modo, em caso de acidente, basta ligar para o 217 582 336 e explicar a situação. Quando chegar ao nosso edifício, vai encontrar um corpo clínico de excelência e um espaço que tem tudo o que precisa para a sua recuperação. 

Call Now Button