Descubra a relação entre o consumo de vinho verde e a saúde dos seus ossos.

Possivelmente, já ouviu o mito de que vinho verde, ou álcool em geral, pode causar osteoartrose. Por isso, a Clínica Lambert aceitou o desafio de compreender de onde vem esta ideia e de descobrir se esta ideia pode ser, ou não, real. 

Será que beber vinho causa dores nas articulações? É esta a pergunta a que vamos responder neste artigo. Por isso, leia até ao fim para descobrir o que é osteoartrose, como o álcool influencia o corpo humano e, ainda, o que fazer se sentir este desconforto nos ossos. 

O que é osteoartrose? 

A osteoartrose é a doença reumática mais comum que degrada, ao longo do tempo, as articulações. Porque pode afetar qualquer uma destas estruturas ósseas, cada caso deve ser analisado por especialistas médicos. Além disso, devido à sua capacidade de estar em vários locais do corpo, em particular, as que suportam o corpo como as ancas ou os joelhos, há a possibilidade de limitar a mobilidade e de as normais atividades do dia a dia. 

O que é o vinho verde? 

Vinho Verde é um produto português, da região que se entende todo o noroeste do nosso país, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho. Ou seja, refere-se à localização e não a categorias como tinto, branco, rosé ou espumante. No caso desta bebida tão portuguesa, pode mesmo ser qualquer uma das descrições anteriores. 

Ou seja, antes de nos perguntarmos se o vinho verde causa osteoartrose, a verdadeira questão deve ser compreender a relação entre vinho e a saúde dos ossos. Se esta existir, claro. 

Afinal, qual é a relação entre vinho e saúde? 

O vinho é uma bebida alcoólica criada a partir de uvas que, ao serem fermentadas, adquirem uma composição à base de álcool. Quando este entra na corrente sanguínea, os efeitos são imediatos, influenciando todas as partes do corpo. 

Porém, consumido de forma moderada, pode mesmo ter benefícios para a saúde cardiovascular, como se pode ler em estudos recentes, aqui e aqui. Ambos concluem que a quantidade natural de polifenóis neste líquido à base de fruta pode reduzir a incidência de doenças cardiovasculares, entre outras. 

Contudo, é preciso ter em atenção o seguinte: em ambos, deixa-se o aviso, como a Clínica Lambert está a fazer neste momento, que todo o álcool é um tóxico. Por isso, se consumido em excesso, é prejudicial para a sua saúde e para a sua vida. Assim sendo, a palavra-chave é moderação. 

Isto porque o consumo crónico de álcool leva a problemas de saúde física graves ao longo do tempo, para além do deteriorar da saúde mental e das relações humanas, como: 

* Cirrose; 

* Úlceras; 

* Pressão arterial; 

Também por isso, recentemente, a American Heart Association lançou um comunicado em que defende que não existe uma causa-efeito entre a boa saúde cardiovascular e o consumo de vinho, pois a maioria dos estudos focam-se na probabilidade entre falecer com uma doença de coração e a relação que a pessoa tinha com vinho. 

No entanto, não só esta nota reforça que há provas de que o consumo de vinho melhora os níveis de colesterol no sangue e ainda diminui o risco da diabetes, como também foi recebida com críticas, por parte de estudiosas deste tema

Neste caso, o importante a reter é a necessidade de moderação aquando da ingestão de bebidas alcoólicas. 

E quanto aos ossos, como afeta o vinho esta estrutura?

Como já vimos anteriormente, o álcool atua de imediato, quando consumido. Apesar de também funcionar como um anestesiante para dores físicas ou emocionais, também drena o corpo dos seus nutrientes e reservas de água, aumentando a inflamação. 

Assim sendo, quem sofre de problemas ortopédicos, tem de ter atenção, quando consumir vinho, pois pode aumentar os sintomas das doenças que já tem, causando dor e desconforto. 

As doenças ortopédicas que exacerbadas pelo consumo de álcool: 

* Artrite reumatóide; 

Esta doença autoimune faz com que o seu sistema imunitário reaja contra si mesmo. O consumo de álcool, desta forma, pode potenciar esta reação e, por isso, os sintomas fazem-se sentir com maior intensidade. Sendo um destes, dores nas articulações. 

* Gota; 

Esta é uma das formas mais comuns de doença inflamatória e é causada por excesso de ácido úrico no corpo. Esta produção é acentuada com o consumo de determinados alimentos, como as bebidas alcoólicas. Contudo, apenas se em excesso, já que estudos referem que o consumo moderado de vinho não está associado a mais casos desta condição

* Fibromialgia; 

Embora não se conheça uma causa específica para esta condição, investigações recentes confirmam algum tipo de ligação entre o consumo de álcool e a possibilidade de esta doença se manifestar.   

Afinal, o vinho verde pode causar osteoartrose? 

Com este artigo, é possível compreender que qualquer bebida alcoólica consumida em excesso, pode danificar o corpo de forma extrema. Contudo, em moderação, o vinho tem uma ação até benéfica para a saúde. 

Do seu lado, a Osteoartrose é uma patologia complexa, com diversas apresentações clínicas que vão desde a inflamação e alterações nas estruturas dos ossos à degradação total das articulações em que se estabeleceu, levando a dor e a incapacidade impossíveis de resolver em absoluto com medicação adequada. 

Por isso, o excesso de álcool e mesmo a presença deste elemento podem acentuar os sintomas da doença, mas, quando consumidos de forma responsável, dificilmente devem ser considerados causas unas. 

Assim sendo, em excesso o álcool e, consequentemente o vinho, podem mesmo ser um agente ativo na degradação das suas articulações. 

O que fazer em caso de dor nas articulações?

Seja qual for a situação, pode contar com a Clínica Lambert. Temos um serviço completo de ortopedia, com especialistas médicos de excelência e uma restante equipa multidisciplinar que vão promover a sua recuperação. 

O nosso corpo clínico é composto por profissionais preparados para lidar com casos como os que aqui foram descritos, como a doença de Gota ou Artrite Reumatóide. Se sofrer com alguns dos sintomas, pode ler mais sobre reumatologia, na nossa página dedicada a este serviço, e também conhecer a médica responsável por esta área, a Dra. Joana Borges. 

Para saber mais sobre esta consulta, pode ligar para o 217 582 336, enviar um e-mail para emgeral@clinicalambert.pt ou clicar nesta página: https://clinicalambert.pt/marcacao-de-consulta/

Call Now Button