Conheça as 5 fraturas mais comuns. 

Os ossos são a estrutura que permitem ao corpo levantar-se, servem de local de apoio para os músculos permitindo ao fluxos sanguíneos fazerem o seu curso natural e ainda protegem as células nervosas, como a medula óssea. Assim, qualquer lesão pode ser debilitante. Por isso, na Clínica Lambert escrevemos um artigo sobre as diferentes fraturas que existem, de modo a ter mais informação sobre este que é dos problemas físicos mais comuns, em todas as idades. 

As fraturas podem acontecer a qualquer pessoa, em qualquer momento.  De uma forma simples, para “partir um osso”, é preciso fazer mais pressão do que este aguenta. Contudo, as consequências dependem sempre da seriedade da situação em que se encontram. Isto porque os componentes que compõem o esqueleto, quando expostos a estes traumas tanto podem meramente quebrar ou então rachar em pequenos estilhaços, na pior das hipóteses. 

Como acontecem as fraturas? 

As fraturas são, quase sempre, o resultado de um trauma. Ou seja, uma queda ou um forte impacto sobre o corpo. Desta forma, as razões mais comuns para lesões destas são: 

  1. Quedas. 
  2. Acidentes de carro. 
  3. Lesões desportivas. 

Contudo, as fraturas nem sempre são o resultado de uma situação como descrita acima. Isto porque, como vai ler mais à frente, as fraturas de stress são o resultado de um movimento repetido. 

Além disso, as pessoas que sofrem de Osteoporose estão em risco de sofrer com esta perigosa lesão, pois os seus ossos estão mais debilitados do que alguém com a sua saúde intacta. Assim sendo, por vezes nem é necessário um trauma físico. 

Então, que tipo de fraturas existem?

  • Fratura cominutiva.

Esta lesão dá-se quando um osso se parte em 3 ou mais partes. É, geralmente, o resultado de impactos intensos, como uma queda aparatosa ou de acidentes com um grande grau de intensidade, como um acidente de carro. Assim sendo, são difíceis de recuperar, pois os fragmentos podem ficar desalinhados no processo. Se tal acontecer, pode ser necessária cirurgia. 

Sintomas de uma fratura cominutiva. 

Os ossos são estruturas duras e resistentes. Ou seja, quando se partem o mais natural é sentir uma dor profunda, acompanhada de inchaço na área afectada e dificuldades na movimentação. 

Em casos extremos, os ossos podem mesmo perfurar a pele. Escusado será dizer que nestes casos é necessário procurar assistência médica de imediato. 

  • Fratura exposta. 

Tal como o nome indica, nesta lesão o osso perfura a pelo. Tipicamente é o resultado de um impacto excessivo ou de um trauma penetrante. Como o osso está exposto aos elementos há a possibilidade de infecção, sendo necessária atenção especializada de imediato para prevenir complicações 

Além disso, havendo um abertura da pele, estes ferimentos são acompanhados de sangue e danos visíveis na área afectada. 

Assim, é possível ter duas formas de fratura numa só lesão. 

  • Fraturas em ramo verde. 

Esta fratura tipicamente afeta crianças, pois estas têm os ossos ainda em fase de desenvolvimento e, por isso, mais suaves e flexíveis. A lesão ocorre quando a estrutura óssea está apenas parcialmente partida, estando intacta do outro lado.

Por serem os mais jovens a tendencialmente a sofrer com esta, a recuperação consegue ser total com o tratamento adequado. 

No que toca a sintomas, como em todas as fraturas, estes incluem dor, contusões e dificuldades em movimentar a estrutura danificada. Contudo, devido às características únicas da situação, em alguns casos o osso pode mesmo estar visivelmente curvado ou dobrado. 

  • Fratura fechada. 

Esta lesão acontece quando o osso parte, mas a pele mantém-se intacta. Estas fraturas podem ser causadas por uma variedade de factores como torcer o braço ou dobrar o osso, ou impacto direto. 

Estas geralmente tratam-se simplesmente com um gesso ou tábua de madeira, e por isso a maioria das pessoas faz uma recuperação total com o tratamento apropriado. 

  • Fratura de Stress

Uma das mais comuns em atletas, temos um artigo dedicado por completo a esta lesão que pode ler aqui. 

Estes microtraumatismos dão-se no osso cortical, a camada de fora da estrutura óssea. Esta representa cerca de 80% do nosso corpo e é a proteção da medula que se encontra nos ossos e é revestida por uma membrana resistente: o periósteo.

Ao contrário das anteriormente referidas, esta lesão não acontece por um impacto violento, mas sim por um desequilíbrio entre o esforço possível e o realizado. Como em tudo na vida, tem de existir um equilíbrio. Quando há excessos, como no caso do exercício, dão-se as fraturas de stress. 

Como diagnosticar uma fratura? 

Quando for recebido na Clínica Lambert, o seu médico especialista em ortopedia vai fazer exames físico e de imagem de modo a analisar a situação como: 

Raio-X: este exame vai confirmar que tem uma fratura, e quão danificados os ossos podem estar.  

Ressonância Magnética ou TAC: Se necessário, o seu médico vai pedir um destes exames para que possa analisar não só os ossos danificados, mas também a área envolvente como ligamentos e cartilagens. 

O que fazer em caso de fratura?

Seja qual for a situação, saiba que pode contar com o apoio da Clínica Lambert. Temos um serviço de atendimento permanente aberto todos os dias, das 8 da manhã até às 22. Para isso, só precisa de ligar antes para o  217 582 336, de modo a que seja possível fazermos a triagem. Assim, quando chegar, vai ter a nossa excelente equipa à sua espera para começarmos de imediato o tratamento adequado. 

Saiba mais em: clínica Lambert.pt. 

Call Now Button