Implantes dentários: uma solução natural e de longo prazo para a substituição de dentes perdidos

A perda dentária pode ser uma experiência desagradável, com impacto negativo na estética, na confiança e na função oral. Felizmente, a medicina dentária dispõe de soluções eficazes e duradouras, como os implantes dentários. Neste artigo, iremos abordar os benefícios dos implantes dentários, como podem transformar sorrisos e melhorar a qualidade de vida.

O que são implantes dentários? 

Os implantes dentários são “raízes artificiais”, utilizadas para substituir os dentes ausentes ou perdidos, com o objetivo de suportar uma coroa e/ou prótese. Por serem feitos em titânio, material biocompatível, uma vez em contacto com o osso, os implantes dentários estabelecem uma união biológica com o mesmo, formando uma base perfeitamente saudável e estável. 

Os 3 principais benefícios:

  1. Melhoria da funcionalidade – A fixação dos implantes no osso permite uma mastigação confortável e eficiente, restaurando a função oral. A capacidade de mastigar adequadamente contribui para uma melhor digestão e bem-estar em geral.
  2. Autoconfiança reestruturada – Com um sorriso renovado, os pacientes recuperam a autoconfiança e sentem-se mais seguros nas suas interações sociais. A melhoria na estética oral pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e autoestima.
  3. Durabilidade – Os implantes dentários são projetados para durar muitos anos, desde que sejam adequadamente cuidados. São assim uma solução a longo prazo para a substituição de dentes perdidos.

O procedimento de implantação

Os procedimentos cirúrgicos relacionados com os tratamentos com implantes, são cuidadosamente padronizados, e na maioria das circunstâncias, não causam desconforto significativo ou dor intensa para o paciente. 

Normalmente, o  ato cirúrgico é realizado com a aplicação de anestesia local. Após a cirurgia, é possível sentir um leve desconforto, bem como observar uma pequena inflamação e inchaço na área onde a cirurgia foi realizada. Em raras situações, esses sintomas podem ser um pouco mais expressivos. Se necessário, o seu médico dentista poderá prescrever medicamentos para ajudar a aliviar este desconforto.

Na Clínica Lambert, o acompanhamento médico é contínuo para garantir que a experiência dos nossos pacientes é a mais confortável possível.


O tratamento com implantes engloba 4 fases:

  1. Fase de avaliação e planeamento
    Esta fase pode apresentar diferentes níveis de complexidade, dependendo das condições iniciais. No entanto, de uma forma geral, o médico dentista irá avaliar cuidadosamente a saúde oral do paciente, através de exames de imagem para determinar a viabilidade dos implantes e a quantidade de osso disponível. Se for necessário, poderá recomendar a realização de eventuais tratamentos dentários adicionais para assegurar uma boa saúde oral antes do procedimento com implantes.
  2. Fase de inserção do implante
    Após o planeamento, a etapa cirúrgica envolve uma intervenção com o objetivo de posicionar o implante (raiz artificial) em contato direto com o osso da mandíbula. A localização é estrategicamente escolhida para garantir a estabilidade e o sucesso do procedimento. Pode ocorrer a necessidade de realizar cirurgias adicionais, de acordo com a situação clínica. Embora menos recorrentes, estas circunstâncias são comuns em casos onde há restrições na quantidade óssea, o que obriga a procedimentos cirúrgicos prévios para a sua obtenção.
  3. Fase restauradora
    A fase restauradora pode ser efetuada no mesmo dia da intervenção cirúrgica ou num período de até 6 meses após a cirurgia, dependendo da situação clínica. Esta fase envolve uma série de passos essenciais para a criação da prótese que será posicionada sobre os implantes. Este conjunto de passos pode requerer múltiplas consultas, com o objetivo de alcançar uma função e estética ideais para cada cenário clínico. É finalmente fixada a coroa, prótese ou ponte ao implante, restaurando o dente perdido de forma estética e funcional.
  4. Fase de manutenção
    Para garantir o sucesso do procedimento de implantes dentários, alguns cuidados pós-operatórios são essenciais:

    » Manter uma higiene oral rigorosa para evitar infeções e garantir a saúde dos implantes.
    » Realizar visitas regulares ao dentista para avaliar a saúde dos implantes e realizar limpezas profissionais. 

Os implantes dentários oferecem uma solução duradoura e natural para substituir dentes perdidos. Com a aparência e estética restaurada, a funcionalidade melhora e os pacientes podem usufruir de um sorriso renovado. O procedimento, embora seja realizado em diferentes fases, é seguro e eficaz, proporcionando uma solução a longo prazo para a perda dentária.

Se está à procura de uma opção confiável e esteticamente agradável para substituir dentes perdidos, considere os implantes dentários.

Marque a sua consulta.
Estamos à sua disposição para o esclarecer e aconselhar.

Visite o nosso site e contacte-nos.

Call Now Button