COXARTROSE

A coxartrose ou artrose da anca não é mais do que o desgaste progressivo desaparecimento da cartilagem articular da anca.

A dor localiza-se tipicamente na face anterior da anca (virilha). Pode prolongar-se até ao joelho (sendo por vezes confundida com dor no joelho) ou até à região glútea (nádega) podendo ser confundida com patologia da coluna lombar. A dor agrava com as rotações do membro inferior (cruzar a perna). Paralelamente, é frequentemente acompanhada por uma perda progressiva da mobilidade caracterizada pela incapacidade de calçar o sapato e/ou a meia ou cortar as unhas.

EXAMES DE DIAGNÓSTICO

O exame necessário para o diagnóstico é o Raio-X da bacia e anca. Não são necessários outros exames para o diagnóstico da coxartrose..

TRATAMENTO

numa fase inicial o tratamento tem como objectivo o controlo da dor e evitar a progressão da doença. Tem por base o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e condroprotectores (glucosamina e condroitina). Podem ser feitas infiltrações articulares (anti-inflamatórios esteroides; viscosuplementação ou factores de crescimento) com o objectivo de melhorar a dor nos casos em que a medicação oral não é eficaz. Quando se esgota a eficácia destes métodos de tratamento pode ser necessária uma intervenção cirúrgica que visa substituir a articulação doente por uma prótese da anca (artroplastia total da anca).

RECUPERAÇÃO

A grande maioria dos casos, dependendo do grau de artrose, melhora os sintomas com 2 a 3 semanas de tratamento com analgésico e anti-inflamatório. A toma de condroprotectores pode melhorar as queixas, mas apenas ao fim de 3 a 6 meses de utilização. As infiltrações articulares podem melhorar as queixas por um período de 6 meses a 1 ano, podendo ser repetidas ao final deste tempo. O tempo de recuperação de uma artroplastia total da anca varia de acordo com a idade, capacidade física e técnica cirúrgica utilizada. Num doente ativo e submetido a prótese total da anca por via anterior o tempo de recuperação é cerca de 2 a 4 meses.

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA