O meu nome é Rui Guerreiro.
Na adolescência pratiquei Remo de competição o que despertou a curiosidade sobre a patologia desportiva do aparelho locomotor. Durante o curso de Medicina, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, o interesse pela Ortopedia levou-me a realizar um CEMEF no Serviço de Ortopedia do Hospital do Divino Espírito Santo, em S. Miguel. Decidida a especialidade a seguir, em 2005 iniciei o Internato em Ortopedia. A traumatologia e a área anatómica do joelho foram-se afirmando como os focos de predilecção.
Participei em diversos cursos e estágios, destacando o estágio de reconstrução do membro inferior no Royal London Hospital em 2009, sob a orientação do Mr. Matthew Barry e em 2010, em Barcelona, o "fellowship" de artroscopia do joelho, com o Prof. Ramón Cugat, na Clínica Quirón, um centro de ensino aprovado pela ISAKOS, que consolidou o meu interesse por esta técnica. Ainda durante o meu Internato Complementar, concluí a Pós-Graduação em Medicina Desportiva da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva.
Sou Especialista em Ortopedia desde 2013 e Consultor desde 2022, ano em que saí do SNS. Nos 17 anos que trabalhei no Hospital Reynaldo dos Santos dediquei-me à artroscopia do joelho e tratamento de patologia do “joelho jovem”, tendo sido o responsável desta área desde 2018 até cessar funções.
Desafiado a juntar-me à equipa de joelho da Clínica Lambert, com um projecto orientado para a minha área de diferenciação, a patologia desportiva do joelho, colaboro com a clínica desde 2022.
O constante desenvolvimento e o estudo de técnicas inovadoras na área, bem como a vasta experiência da equipa e o grande volume de doentes ligados ao desporto (mas não só) são os aliciantes que fomentam a dedicação à prática clínica, o que nos permite a qualidade do trabalho que aqui realizamos.