Descubra como a Fisioterapia pode ajudar a aliviar os sintomas de Artrite Reumatoide nas mãos.

A Artrite Reumatóide é uma doença auto-imune que pode afetar várias partes diferentes do corpo. As mãos, por exemplo, são das zonas mais afetadas e que mais pessoas procuram algo alívio para dores e outros problemas ligados a esta condição. Por isso, a Clínica Lambert escreveu um artigo sobre o tema e como a fisioterapia pode ser uma aliada fundamental na sua qualidade de vida. Leia até ao fim para saber mais!

O que é Artrite Reumatoide?

A Artrite Reumatóide é uma doença autoimune que afeta cerca 1% da população mundial. Tem maior prevalência em mulheres do que homens e pode mesmo  começar a manifestar-se tão cedo como aos 30 anos.

Esta condição, quando não diagnosticada e sem o tratamento adequado, pode levar a deformações nas articulações afetadas e à diminuição dada esperança média de vida. Além disso, como consequência das lesões acumuladas ao longo do tempo, os utentes que sofrem com esta doença vão perdendo a capacidade de fazer atividades normais do seu dia-a-dia.

Algo tão simples como segurar um copo torna-se uma dolorosa tarefa.

Quais são os principais sintomas de Artrite Reumatóide?

Os pacientes que sofrem desta doença tendem a relatar os seguintes sintomas:

• Dor nas articulações.
  • Rigidez.
  • Inchaço na área afetada.
  • Dermatite (Ou seja, partes do corpo vermelhas)
  • Progressiva deformidade das articulações.

As pessoas afetadas por esta condição também referem que as dores são piores à noite e, de manhã ao acordar, o corpo parece preso.

Sintomas de Artrite Reumatoide nas mãos, o porquê das complicações.

Uma das zonas mais afetadas pela Artrite Reumatóide são as mãos. Sendo das estruturas anatómicas mais importantes para a experiência humana, qualquer lesão nesta área é debilitante. Ainda para mais se as manifestações vão deteriorando a capacidade de serem usadas como é suposto: para comer, beber água ou simplesmente vestir. Além disso, é também das zonas mais complexas do corpo.

A Artrite Reumatóide, como vimos acima, é uma doença auto-imune. Ou seja, é provocada pelo próprio organismo, como forma de defesa. No entanto, como é excessiva, leva a que o corpo se ataque a si mesmo.

No caso da Artrite Reumatóide, é primeiro preciso compreender que as articulações do esqueleto são lubrificadas por líquido sinovial. Quando alguém sofre com esta doença, o sistema imunológico concentra-se nos tecidos moles que revestem as articulações, desgastando-as. O que causa as deformações, as dificuldades na função entre outros problemas. Assim, as mãos são vítimas da sua própria complexidade. Sendo uma das estruturas mais complexas do corpo, como as articulações: punho, interfalangeanas proximais e metacarpofalangeanas. Sendo mesmo a que tem mais ossos, deteriora-se com maior facilidade. Também os sintomas são mais visíveis pois a experiência é tão próxima ao normal funcionamento do dia-a-dia do paciente.

Alguns problemas podem mesmo piorar ou aparecer quando alguém sofre com a doença como:

• Síndrome do Túnel Cárpico.
  • Dedo em Gatilho ou em Ressalvo.
  • Síndrome do Canal de Guyon.
  • Dedo em Garra/Martelo.

Como se pode prevenir a Artrite Reumatóide?

A doença de Artrite Reumatóide é o resultado de vários fatores. Desta forma, é impossível afirmar como a prevenir. No entanto, as investigações mais recentes confirmam que fumar aumenta, em pessoas com predisposição genética, as probabilidades de vir a ter esta doença. Até em pacientes que pararam de fumar, por isso, a recomendação será sempre evitar qualquer contacto com o tabaco.

Por ser praticamente impossível prevenir esta condição, o diagnóstico e consequente tratamento são importantes na gestão da doença, de modo a evitar complicações de maior.

Como se diagnostica Artrite Reumatóide?

Por ser uma doença em que os sintomas diferem de pessoa para pessoa e atendendo ao facto de não existir um exame próprio para a diagnosticar, este processo pode ser longo e complexo. Principalmente, numa pessoa jovem, em que os sintomas podem ser confundidos com outras condições.

Por isso, ao visitar o seu espaço de saúde de confiança, a médica especializada reumatologia pode fazer 3 tipos de exames diferentes para compreender o que está a acontecer.

1. Historial médico.

Uma pessoa que ainda não tenho sido diagnosticada, mas tenha sido encaminhada para uma consulta de reumatologia, deve primeiro explicar os seus sintomas e quando é que estes começaram. O relato deve ser específico e focar-se também nas atividades que tem tido dificuldades a fazer, devido à condição. Como esta é uma doença que pode ser transmitida por genes, deve tentar descobrir se alguém da sua família próxima, como os parentes ou avós sofrem desta condição.

1. Exame físico.

Este exame consiste em observação dos sintomas na sua vida. Por isso, a médica pode-lhe pedir para:

• Examinar as articulações.
  • Ver de que modo o seu corpo se move.
  •  Procurar algum sinal de irritação na pele.
  • Auscultar os seus pulmões para perceber se há sinais de inflamação.
  1. Análises específicas.

Algumas análises podem ser fundamentais para identificar a doença como:

• Hemograma: Um exame que permite avaliar as células que compõem o sangue – os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos e as plaquetas.
  • Fator Reumatóide: esta análise procura um anticorpo, com o mesmo nome, que é habitual em pessoas com a doença.
  • Anticorpo contra péptidos citrulinados (anti-CCP): Deve ser requisitado se o paciente é negativo para o fator reumatóide.
  1. Exames de imagiologia.

Para procurar e analisar as lesões nas articulações, podem ser usados:

• Raio-X, de modo a monitorizar o avanço das lesões ou encontrar indícios da doença que não apresentem ainda sintomas.
  • Ressonância Magnética, de modo a identificar a gravidade da condição.

Tratamentos para a gestão de Artrite Reumatóide.

Como a doença é única de paciente para paciente, o acompanhamento deve ser individual e multidisciplinar. Ou seja, é essencial uma rede de cuidados médicos alargada para compreender e atuar sobre as várias possíveis manifestações da doença.

Contudo, a estratégia tende a passar pela procura da remissão da doença. Ou seja, com os fármacos indicados pela sua equipa médica, tentar chegar ao ponto em que a condição não apresenta sintomas de maior e, depois, ir diminuindo as doses necessárias.

Para complementar, a mudança de hábitos como parar de fumar ou a prática de exercício é importante de modo a fortalecer os músculos e manter a função das articulações. Portanto, a fisioterapia é também um apoio importante na recuperação.

O papel na Fisioterapia no tratamentos da Artrite Reumatóide

Como vimos acima, o exercício tem um papel importante na manutenção e recuperação em pacientes com Artrite Reumatóide. O fortalecimento muscular e treino de atividades de vida diária, por vezes com recurso a instrumentos que podem auxiliar na realização de  tarefas.

Desta forma, a Fisioterapia deve ser considerada, com um plano de reabilitação definido pela sua equipa médica. Este deve ter em conta as articulações afetadas e, claro, como é que a doença está a evoluir.

A reabilitação é um processo de longo prazo, dependendo do grau e tipo de deformidade e atividade da doença.

Como pode a Fisioterapia ajudar a gerir os sintomas de Artrite Reumatoide nas mãos?

A Fisioterapia é uma disciplina complexa e completa. Deste modo, emprega técnicas diversas, consoante as necessidades dos pacientes que encontra. No caso da Artrite Reumatóide, as mais comuns são:

• Terapia Quente/Frio.
  • Eletroestimulação.
  • Hidroterapia.
  • Estratégias de modo a proteger as articulações.
  • Luvas de compressão.
  • Tecnologia Assistiva e Tecnologias de Apoio.
  • Técnicas de Massagens próprias da Fisioterapia.
  • Exercícios Terapêuticos.
  • Promoção de conhecimentos por parte do doente.

Onde pode encontrar estes serviços num único local?

A Clínica Lambert é o seu espaço de saúde ortopédica de excelência. Com um corpo clínico com experiência e uma equipa articulada para se adaptar a cada paciente, não vai precisar de sair do nosso edifício para começar a sua recuperação.

Se suspeita que sofre de Artrite Reumatóide, saiba que temos uma consulta de Reumatologia, com a Dr. Joana Borges, especialista na área.

Saiba mais sobre esta consulta enviando um email para: geral@clinicalambert.pt ou ligue para o 217 582 336 (chamada para a rede fixa nacional).