As causas mais comuns para dores nas costas, sabe quais são?

As dores nas costas são tão frequentes e complexas que termos tão diversos como “Lombalgia”, “Lumbago” ou “Ciática” são sinónimos desta condição. Por ser tão abrangente, todos os dias recebemos pacientes que se queixam deste sintoma.
Por isso, para ajudar todas as pessoas que sofrem das costas, a Clínica Lambert escreveu um artigo dedicado ao tema. Descubra as causas, os sintomas e os tratamentos disponíveis que levam tantos a procurar os nossos conceituados especialistas em Ortopedia.

As causas mais comuns para as dores nas costas são variadas e não escolhem idades. Responsáveis por causar desconforto, piorar a qualidade de vida e até ter impacto no absentismo laboral, devem ser examinadas e observadas por profissionais de medicina ortopédica quando interferem com a sua rotina. Isto porque esta sensação de agonia na região da coluna, apesar de ser natural esporadicamente, pode ter várias razões. Venha saber mais sobre este problema que afeta tanta população com a Clínica Lambert. 

O que são as costas? 

Para compreender um problema é preciso saber qual a sua origem. Assim, as costas são uma complexa estrutura que dá suporte ao corpo, permitindo a sua movimentação. Constituída por músculos, ligamentos, tendões, discos e ossos, no centro desta organização está a coluna, dividida em 4 regiões: cervical, dorsal, lombar e o sacro. Vai do crânio até ao cóccix ligando o sistema nervoso central, com a ajuda da medula espinhal.  Como se tratasse de uma estrada, a informação vinda do cérebro circula a partir deste líquido gelatinoso, protegido pelas vértebras. Tendo em conta a quantidade de componentes, qualquer lesão num destes elementos pode ser responsável por sofrimento nesta parte do tronco.

Quem são as pessoas que têm maior probabilidade de ter dores nas costas? 

O sofrimento nas costas tende a ser habitual com o avançar dos anos. Contudo, não é exclusivo do envelhecimento. Desde a situação laboral, ao peso que carregamos nas mochilas, há várias situações que nos colocam em perigo de sentir desconforto nas costas.  Por exemplo: 

  • Excesso de peso: Quanto maior for, mais as articulações e os discos têm de aguentar diariamente. Potenciando, então, o rápido desgaste do corpo. 
  • Idade: Apesar de não ser exclusivo, indivíduos acima dos 30 anos tendem a sofrer deste tipo de dores. Isto porque, com o avançar da vida, os elementos desta estrutura vão perdendo força. 
  • Genética: Pacientes com familiares próximos com doenças de coluna, têm maior probabilidade de sofrer do mesmo mal. 
  • Profissão de risco: trabalhos com componentes físicas elevadas, em que é preciso carregar grandes cargas todos os dias, fazer movimentos bruscos e manter-se na mesma posição durante horas. Daí, alguns empregos serem considerados de desgaste rápido e quem trabalha neles pode pedir a reforma antecipada. 
  • Sedentarismo: Também quem trabalha à secretária, ou passa muito tempo sem se exercitar, está em risco de ter uma sensação de algia devido à falta de preparação do corpo para se auto suportar. 

No entanto, nem todas as dores de costas são iguais. 

Existem 3 formas de nomear esta desconfortável sensação no tronco, que diferem tendo em conta o período no qual se fazem sentir. 

Podem ser agudas, se acontecerem de repente podendo prolongar-se desde uns dias até 2 semanas. Subaguda, pois a sua aparição pode ser espontânea ou decorrente de um problema e tende a durar 4 a 12 semanas. Por fim, a crónica, tal como o nome indica, é mais prolongada no tempo. Sempre que uma dor nas costas se prolonga para lá dos 3 meses, é assim adjectivada. 

Os  Sintomas de quem sofre com dores nas costas. 

Por serem tantos os elementos que constituem as costas, também os sintomas são diferentes dependendo do local afetado. Por exemplo: 

  • 1. Aumento do desconforto ao dobrar-se, sentar-se ou a levantar pesos que antes não causavam esta reação. 
  • 2. Agravamento da sensação de dor ao descansar. 
  • 3. Dores de costas que vão e voltam. 
  • 4. Rigidez ao acordar, com melhorias ao longo do dia. 

Para além disto, em conjunto, quem tem esta sensação recorrente, pode experienciar os seguintes sintomas: 

  • Dormência na zona afectada. 
  • Dificuldade em urinar. 
  • Maior sensibilidade nas pernas. 
  • Febre
  • Perda de peso.  

Se tiver alguma destas manifestações, deve ir de imediato ao seu espaço de saúde de confiança. 

As causas mais comuns para dores nas costas. 

Como já observámos anteriormente, as variantes desdobram-se consoante os elementos que constituem as costas. Assim sendo, há vários motivos pelos quais é habitual alguém visitar a nossa clínica quando tem dores.  

  • Má postura.
    A má postura é uma das causas mais comuns para dores nas costas. O trabalho à secretária, alinhado com o sedentarismo de quem passa tantas horas à frente do computador, potencia-as. Principalmente se adotar uma posição corcunda na mesma, com o pescoço a aproximar-se em demasia do computador.
  • Movimentos repentinos. 
  • As hérnias discais tendem a ser o resultado destes esforços mal calculados. Por exemplo, ao levantar algo, é possível deslocar um dos discos invertebrais – a articulação responsável pelo equilíbrio e solidez da coluna. 
  • No entanto, não são só os ossos da coluna que fazem as costas sofrer. Também os músculos, se do movimento surgir uma contratura. Esta lesão dá-se quando o músculo se contrai de forma incorreta. 
  • Artrites. 
  • Existem vários tipos de artrites, como a artrose, que danificam as articulações nas costas. Pode acontecer, graças a esta condição, que o espaço envolvente da medula espinhal comece a diminuir. Quando isto sucede, dá-se o nome de estenose cervical. 
  • Doença oncológica. 
  • Quando o tumor está numa zona sensível do corpo, como a coluna, este pode causar dor se estiver próximo de um nervo. 
  • Ciática. 
  • O nervo ciático é responsável pela articulação das pernas, permitindo ao corpo a deslocação. No entanto, quando este inflama, graças a alguma lesão que o afeta, causa uma dor que irradia das nádegas até às extremidades, como os pés. 
  • Inflamação. 
  • Apesar de ser uma forma natural do corpo recuperar, pode causar desconforto. Principalmente, se estiver relacionado com doenças auto-imunes ou artrites. Por exemplo, a espondilite anquilosante começa com uma dor no fundo das costas que ao longo dos anos vai subindo até ao pescoço, fundindo as vértebras entre si. Como reação, o corpo envia a inflamação para se regenerar por si mesmo. É isto que causa a dor inflamatória. 

Com tantos motivos para ter dores nas costas, como se chega a um diagnóstico? 

Numa consulta de coluna, por exemplo, recorrendo a um exame físico, o seu especialista médico consegue diagnosticar o porquê da sua dor de costas. Todavia, pode ser necessário recorrer a imagiologia. Como: 

  • Raio X
  • TAC
  • Cintigrafia
  • Análises de sangue em caso de infeção.
     

Quais são os tratamentos disponíveis? 

Tudo depende da gravidade da situação. Nas menos graves, descanso e a aplicação de um saco de gelo na zona afetada pode ser o suficiente para melhorar, sem necessidade de mais procedimentos.  Contudo,  a medicação analgésica como Ibuprofeno ou Naproxeno, ou até receitas que geralmente têm o intuito de lutar contra situações de depressão, têm uma eficácia alta de sucesso.  Porém, esta solução tem de ser pensada por um especialista médico e apenas após a recomendação e prescrição por parte do mesmo poderá ser uma opção. 

Também a fisioterapia é uma aliada essencial à melhoria das dores nas costas. Os profissionais desta área têm técnicas especializadas para fomentar o movimento e podem ajudar a aliviar a dor.  

Para acrescentar, a osteopatia é um serviço ligado à medicina disponível na Clínica Lambert. O Osteopata procura encontrar as causas das queixas apresentadas pelos pacientes e, mediante o local, enquadra os tratamentos, com base em técnicas manuais articulares e musculares, optimizando as opções de tratamento osteopático para cada situação diagnosticada, e dirigida às necessidades de cada paciente.

Por fim, a cirurgia é sempre o último recurso. É raro alguém ter de ser operado à coluna, no entanto, pode acontecer. Especialmente se mais nenhum tratamento tiver tido resultados positivos. 

Afinal, como pode prevenir as dores nas costas? 

Há formas de evitar o desconforto nesta área do corpo. Mesmo que não sejam infalíveis, estas sugestões ajudam qualquer pessoa a ter menos probabilidades de sofrer com tal sensação incomodativa. 

  1. Exercício físico
    Se não for excessivo, tem um papel fundamental na prevenção. Principalmente, se estes se focarem no aumento de força para proteger as costas e na flexibilidade. 
  1. Dieta 

Como vimos, o excesso de peso é um dos piores inimigos das costas saudáveis. Com uma dieta equilibrada é mais fácil ter um corpo leve. Na Clínica Lambert, temos uma consulta dedicada à nutrição, pensada para quem quer uma vida mais saudável. 

  1. Não fumar 

Os fumadores, talvez por não terem tanta resistência pulmonar, são propícios a ter mais dores de costas, comparativamente a pessoas que não fumam. Se está com dificuldade em largar este hábito nocivo, leia o nosso artigo para uma nova perspectiva sobre o assunto.

Pode também marcar já a sua consulta de Cessação Tabágica e juntar-se às centenas de pessoas que pararam de fumar com a ajuda da Clínica Lambert. 

O que fazer se sofrer com dores nas costas? 

Agora que conhece as causas mais comuns para dores nas costas, pode tomar uma decisão informada. Se sofre com esta condição e precisa de ajuda, sabe que a Clínica Lambert pode ser sua aliada na resolução deste problema.

Com uma consulta dedicada por completo à coluna, como os médicos, Dr. Nuno Coutinho e o Dr. André Santos de Barros, temos tudo para apoiar todos os que nos procuram no que for necessário. 

Saiba mais em: Consulta da Coluna – Clinica Lambert 

Call Now Button