Osteoartrite: uma condição crónica.

Osteoartrite é uma condição crónica que leva à rigidez e dores nas articulações do corpo. Sendo a forma mais comum de artrite, pode começar cedo na vida de uma pessoa, entre os 40 e 50 anos. Mas quase todas as pessoas acabam por sofrer deste distúrbio quando chegam à velhice. Frequentemente, começa nas mãos, na anca ou nos joelhos e vai alastrando, devagar, pelo corpo.

Osteoartrite: Sintomas

Os sintomas das Osteoartrite vão-se desenvolvendo ao longo do tempo e, devagar, vão aumentando. O mais habitual é a dor ser o primeiro sintoma dos pacientes. Outros sintomas podem incluir:

Rigidez: Principalmente, após acordar, as zonas afetadas podem demorar até ser possível um movimento mais fluido.
Sensibilidade: A articulação pode ficar sensível aquando de uma pressão momentânea.
Perda de flexibilidade: Incapacidade de mover os braços ou as pernas até ao fim (totalmente)
Sensação de raspagem: Uma sensação de ranger ao usar umas das zonas afectadas, criando um som semelhante a um estalar de dedos.
Crescimento ósseo: Pedaços de osso duros, que se formam ao redor da articulação afetada.
Inchaço: Inflamação dos tecidos moles em volta da articulação.

Os sintomas de Osteoartrite podem também ser observados a olho nu, como se pode ver nos Nódulos de Heberden e Nódulos de Bouchard, em que as articulações das mãos e dos dedos ganham altos salientes.

Osteoartrite: Causas

Durante a vida, as articulações, como todas as partes do corpo, estão sujeitas a uma elevada e constante pressão. Mas o corpo tende a regenerar-se. No entanto, com a Osteoartrite, a cartilagem que serve de proteção começa a desfazer-se e, por isso, o osso adjacente começa um processo de degeneração o  que pode causar as tais saliências ósseas, zonas vermelhas e inchaços. Daí que, em inglês, há quem apelide esta doença de “the wear and tear disease”. Traduzindo para português – a doença derivada do uso constante do corpo.

Osteoartrite é dividida entre Osteoartrite primária e Osteoartrite secundária.

Na osteoartrite primária – que se verifica na maioria dos casos – a progressão da condição está relacionada com a idade. Com o avançar dos anos, as articulações retêm mais líquidos. O que leva à abertura de pequenas feridas. Esta deterioração cria as fricções entre ossos, levando à dor, inflamações ou perda de mobilidade nas articulações.

Já na secundária, a condição desenvolve-se graças a uma causa específica e, por isso, mais habitual de ser encontrada em pessoas abaixo dos 55 anos:

Lesões nas articulações: Depois de uma cirurgia, é necessário dar tempo aos membros para recuperar. Não o fazer resulta na possibilidade de vir a desenvolver osteoartrite.

Obesidade: Devido ao esforço acrescido nas articulações.

Outras condições: Artrite reumatóide e gota. Osteoartrite pode originar-se nas articulações já danificadas por outras doenças.

Diagnóstico

O diagnóstico desta condição faz-se observando os sintomas acima descritos, em conjugação com exames físicos e de radiologia. No entanto, atenção: os exames imagiológicos podem ser importantes para o diagnóstico numa fase mais avançada mas, quando a situação ainda está em fase embrionária, podem ainda não mostrar as alterações nas cartilagens.

Tratamento

Infelizmente, Osteoartrite é uma condição crónica e, por isso, não tem cura. Mas isso não significa um agravamento da situação ao longo do tempo. Por vezes, até pode melhorar. Há imensos tratamentos para ajudar a diminuir o efeito dos sintomas.

Alguns sintomas podem ser controlados com:

• Exercício Regular
  • Perda de Peso, em caso de necessidade
  • Uso de calçado confortável
  • Utilização de utensílios para ajudar na mobilidade

Se os sintomas se agravarem ao longo do tempo, pode ser necessária a intervenção psicológica e a utilização de analgésicos. Em último caso, sendo muito raro, se as lesões foram tão graves que a tornem necessária, podemos recorrer a cirurgia.

Mais informações

Para saber mais, contacte a Clínica Lambert. Somos a única clínica 100% especializada em problemas ortopédicos.

Contactos:
+315 217 582 336