Desportos de Inverno: Prepare-se para a neve sem lesões.

Com o regresso da Neve, reaparecem os Desportos de Inverno e, com eles, as lesões que incluem: entorses, distensões, luxações e fraturas. Na maioria dos casos, podem ser evitadas ao seguir as regras de segurança, por isso, oiça sempre o seu corpo e, mais importante, aqueça bem. O frio potencia as lesões. 

Desportos de invernos: cuidados a ter. 

Os desportos de inverno podem ser perigosos, por isso, para além de ser necessário um aquecimento reforçado e equipamento próprio para o frio, é importante evitar estar sozinho. Em caso de lesão, vai ser importante ter alguém ao seu lado para prestar socorro no momento certo. Além disso, informe-se sobre as condições climatéricas da região. Em caso de tempestade ou temperaturas gélidas, deve-se evitar qualquer atividade desportiva.

Two snowboard standing in the snow against the backdrop of the beautiful snow-capped mountains

Desportos de inverno: Lesões mais frequentes. 

  • Concussão

As concussões são habituais em qualquer desporto, mas é preciso ter atenção redobrada no que toca a desportos de inverno. Principalmente, em desportos como o ski ou o snowboard. Em caso de queda, esteja atento a sintomas como: 

  • Visão turva
  • Tonturas
  • Confusão
  • Edema no local da lesão
  • Vómitos
  • Lesão cervical. 

A coluna cervical abrange sete vértebras e serve como proteção para a medula espinhal. Quando uma articulação ao longo da sua área de atuação (incluindo ombros e pescoço) é forçada para lá do seu propósito, pode causar uma lesão cervical. Embora incomuns, podem resultar numa incapacidade significativa e de longo prazo. 

  • Coifa dos rotadores rasgada: 

Apesar do nome diferente, esta lesão é no ombro. E, no caso dos desportos de inverno, pode acontecer devido a movimentos repetidos ou a uma queda.

Derivado do choque da queda. No melhor caso, é apenas um puxão do músculo, mas pode atacar a coluna. 

  • Polegar de skiador ou lesão de Stener. 

O ski é o único desporto em que se usa os polegares e aos mãos simultaneamente. Por isso, as lesões neste membro tendem a ser mais frequentes, comparando a outras modalidades. 

Esta lesão é causada por quedas enquanto se segura no bastão – que funciona como uma alavanca entre a articulação e a base do polegar –, pois estica os elementos até, possivelmente, à fratura. 

  • Lesões no joelho. 

Os joelhos, por absorverem grande parte dos choques do corpo durante atividades físicas, estão sob pressão durante desportos de inverno como o ski, o que aumenta a probabilidade de alguém se lesionar neste membro, pois está em constante utilização. 

Se cair, a lesão é praticamente inevitável. Primeiro, porque a queda tende a ser sobre o joelho. Segundo, se isso não acontecer, ao dobrar a perna com força, esta vai forçar o joelho, magoando-o.   

As lesões mais frequentes são: 

  1. Uma rotura de ligamento no joelho .
  2. Um menisco rasgado. 
  3. Rótula fraturada. 
  4. Joelho deslocado. 

As lesões no cotovelo, apesar de menos vulgares nos desportos de inverno, podem ser nocivas, para além do expectável. O uso constante do cotovelo pode levar a tendões danificados. Mas, mais preocupante, podem ser as lesões derivadas de alguma queda. Ao utilizar as mãos para segurar o peso, estão a colocar uma grande pressão sobre esta articulação. O que pode levar a deslocar o cotovelo. 

  • Lesões no pulso. 

Novamente, ao aparar a queda, a mão e o punho são os primeiros a actuar. Pelo que em desportos, como snowboard, lesões ao nível destas estruturas são as mais comuns

Heli-Skiing & Freeride Gressoney

Como Prevenir?

Nem todas as lesões são preveníveis, mas muitas podem ser diluídas com a pré- preparação necessária. 

  • Exercício regular 

As lesões são mais habituais em pessoas que não estão em forma. Antes de ir até aos alpes suiços – ou albicastrenses –, tome umas semanas para trabalhar o corpo. Especial atenção ao treino de pernas, força e balanço. 

  • Aprender a cair 

O nosso corpo entra em piloto automático, no momento em que caímos. O que, como já vimos em cima, é a principal causa de lesões e fraturas no desporto de inverno. Quando estiver a cair tente fazê-lo com os glúteos ou de lado. 

  • Aquecer 

Parece uma ideia básica, mas é a lição mais importante do desporto. Aquecer evita lesões. Assim, antes de se aventurar pela neve, faça sempre 5 a 10 minutos de exercícios leves, em conjugação com alongamentos. 

O que fazer em caso de lesão? 

Esperemos que se divirta durante este inverno. Se for caso disso, bons jogos olímpicos de Pequim. Se, durante os treinos, se lesionar, já sabe. A Clínica Lambert tem um serviço de atendimento permanente de ortopedia e traumatologia, diariamente disponível das 8h às 22h, com intervenção nas áreas de ortopedia, traumatologia, medicina desportiva e, ainda, medicina dentária.

Não hesite em contactar-nos para mais informações. 

Call Now Button