Avaliação Física Monitorizada: Saiba como está o seu corpo

Vai regressar ao ginásio ou quer garantir que está pronto para treinar depois de uma lesão? Com a nossa avaliação física monitorizada, vamos percorrer a sua saúde motora de uma ponta à outra e certificar-nos de que está pronto para qualquer situação em que seja necessário um Certificado de Capacidade Física.


A Avaliação Física Monitorizada é composta por 2 momentos. O seu médico Ortopedista e o Fisioterapeuta poderão recomendar a realização de apenas um em separada ou dos dois, para uma avaliação aprofundada do seu estado físico.

1. Avaliação Isocinética

Esta avaliação faz-se com um equipamento especializado: o Dinamómetro Isocinético. Utilizado regularmente em Fisioterapia, combina o saber científico e a tecnologia para medir a capacidade de produzir força por diferentes músculos do seu corpo.

Em coordenação entre o paciente e o fisioterapeuta, o dinamómetro serve como medidor do nível de força dos grupos musculares em teste. Com esta avaliação, podemos verificar possíveis desequilíbrios musculares, gerando parâmetros quantitativos e eficazes para otimizar o processo de recuperação e a sua condição física.

2. Avaliação Funcional

A avaliação funcional consiste num conjunto de testes de salto e corrida que visam perceber se a força muscular previamente avaliada se concretiza nas atividades funcionais.

A performance nestes testes, permite também identificar possíveis desequilíbrios entre os dois membros testados.

Neste segmento são realizados no total 5 testes funcionais, permitindo ao Fisioterapeuta avaliar tanto a sua qualidade de movimento como a performance.

Avaliação Física Monitorizada

Ao combinar estas duas avaliações, a avaliação física monitorizada é a melhor maneira de controlar a o processo de recuperação da sua condição no pós-lesão.

Este registo e monotorização é composto por dois diferentes momentos:

1 – A avaliação pré-competição: são realizados testes mais específicos e direcionados  à sua lesão e estrutura do corpo a recupera. Com esta avaliação é possível compreender se está pronto para iniciar uma fase mais funcional e avançada da sua recuperação.

2 – A avaliação de alta: serão realizados testes de força e funcionais com o objetivo de o determinar pronto para o regresso sem limitações ao seu dia a dia.

Percebemos o estado dos seus músculos e fazemos um exame objetivo mais extenso, com testes funcionais de estabilidade e outros de força e performance.

Se estiver interessado em experimentar estas avaliações, contacte a Clínica Lambert em +315 217 582 336 ou envie um e-mail para geral@clinicalambert.pt.

Call Now Button