INVISALIGN: Inovador, versátil e discreto – o tratamento do futuro, hoje

Acabaram-se os sorrisos tímidos pelo uso de aparelhos de correcção dentária, e os sorrisos envergonhados por falta deles também. Invisalign® é um sistema inovador de alinhadores transparentes que vem revolucionar os tratamentos ortodônticos. Mais confortável, mais eficaz, muito mais prático e, sobretudo, muitíssimo mais discreto. Parece ficção científica, mas é a nova realidade.

O sistema de correcção ortodôntica Invisalign® é actualmente o mais avançado do mundo, fruto de mais de duas décadas de investigação. Consiste em alinhadores transparentes – e por isso, praticamente invisíveis – que promovem a movimentação gradual dos dentes.

Através da mais avançada tecnologia 3D do Software Clincheck®, o sistema Invisalign® permite ao Ortodontista visualizar previamente e definir o plano de tratamento na íntegra, da posição inicial dos dentes ao resultado desejado no final do tratamento. A partir desse plano é fabricado um conjunto sequencial de alinhadores personalizados, ou seja, perfeitamente adaptados aos dentes do paciente e às posições intermédias que os mesmos irão adoptar no decorrer do tratamento.

Os alinhadores Invisalign® também são desenhados de acordo com a linha gengival, conferindo-lhes muito mais conforto e um efeito estético substancialmente melhor.

As características diferenciadoras dos alinhadores Invisalign®:

Transparentes: sem arames, nem brackets são praticamente invisíveis, não sendo notados na maioria das ocasiões.

Removíveis: sem qualquer restrição alimentar também não obrigam a novas rotinas de higiene dentária. Basta retirar o alinhador, fazer a sua vida normal e voltar a colocá-lo. 

Confortáveis: fabricados em SmartTrack®, um material termoplástico patenteado, flexível e desenvolvido exclusivamente para o tratamento Invisalign®, ajustam-se melhor e mais suavemente aos dentes.
Eficazes: o Software 3D Clincheck® possibilita a concepção prévia do plano de tratamento permitindo definir a posição final pretendida para os dentes. O material SmartTrack® permite o reposicionamento mais controlado e preciso dos dentes, podendo diminuir em até 50% o tempo de tratamento. Contudo, a duração real depende sobretudo da disciplina do paciente no uso dos alinhadores de acordo com as recomendações do médico.

Como funciona o tratamento com Invisalign®:

Os alinhadores Invisalign® reposicionam os dentes através de uma série de movimentos controlados e programados, produzidos por zonas de alívio e zonas de pressão, onde forças constantes e suaves são aplicadas.

Com Invisalign® o Ortodontista tem a possibilidade de controlar a trajectória dos movimentos originados por cada alinhador, incluindo, se necessário, o ajuste individual de cada dente. Deste modo, é possível promover unicamente a movimentação de determinados dentes em fases específicas do tratamento, de acordo com a planificação inicial. 

Cada alinhador é utilizado entre 1 a 2 semanas, sendo então substituído pelo alinhador seguinte e, assim, reposicionando gradualmente os dentes até se atingir a posição final pretendida com o tratamento. Algumas pessoas podem sentir uma ligeira pressão temporária nos primeiros dias de utilização de cada alinhador. Esse desconforto geralmente desaparece ao fim de 1-2 dias.

Como em todos os tratamentos ortodônticos a fala pode ser temporariamente afetada. No entanto, à medida que a língua se habitua a ter alinhadores na boca, essas alterações deverão desaparecer.

A duração do tratamento depende de vários fatores, nomeadamente do nível de complexidade do caso e da regularidade com que os alinhadores são usados. Geralmente, é comparável à dos aparelhos tradicionais, indo de 9 a 24 meses, mas, na maioria das vezes, em poucas semanas já se notam diferenças na posição dos dentes. No entanto, em casos mais complexos, poderá ser necessário começar por mexer primeiro os dentes de trás de forma a criar espaço para movimentar os dentes da frente. Por isso, as melhorias desejadas na zona estética só irão notar-se mais para o final do tratamento.

A utilização diária recomendada dos alinhadores é de 20 a 22 horas, considerando que devem ser retirados para comer, escovar os dentes e usar o fio dentário.

Que tipo de problemas podem ser resolvidos pelo Invisalign®?

O Invisalign® trata uma variedade de problemas ortodônticos, desde movimentos simples dos dentes a casos mais complexos. Assim sendo, é possível tratar:
– Dentes apinhados, quando há falta de espaço no maxilar para que todos os dentes se posicionem corretamente;
– Diastemas, ou seja, espaços entre os dentes;
– Mordida cruzada, anterior ou posterior;
– Mordida profunda;
– Mordida aberta;
– Prognatismo mandibular, caracterizado pelo crescimento anormal da mandíbula tornando-a excessivamente pronunciada e projetando o queixo para a frente;
– Dentes desalinhados;
– Más oclusões leves.

Os resultados do Invisalign® são definitivos?

Variáveis como a idade, condições de saúde, cuidados de higiene, entre outros, podem influenciar a manutenção dos resultados obtidos. Por isso, todos os tratamentos ortodônticos , quando concluídos, necessitam de cuidados para que os resultados sejam definitivos. Por exemplo, a utilização de contenções será imprescindível, bem como a correcta higiene e as visitas periódicas para controlo das mesmas. Caberá ao dentista controlar o mais possível essas variáveis e ao paciente cumprir com as suas recomendações.

Onde pode realizar o seu tratamento Invisalign?

Na Clínica Lambert, claro!
Para adquirirem as competências necessárias para realizar tratamentos com Invisalign®, todos os dentistas ou ortodontistas têm de concluir uma formação que os qualifica como Invisalign® Providers, ou seja, representantes oficiais da marca.

Se está à procura de um método praticamente invisível para melhorar o seu sorriso, não procure mais. Uma primeira avaliação com a Dra. Sofia Flor Garcia, a nossa Médica Dentista especializada em Ortodontia, é essencial para determinar se é ou não um candidato para o tratamento Invisalign®.

Dê o primeiro passo e marque a sua consulta.

Call Now Button