Traumatismos Dentários: o que fazer?

Artigo escrito originalmente para a revista Miúdos e Graúdos

Se há coisa que, infelizmente, pode atingir miúdos e graúdos são os traumatismos dentários. Nessas alturas, saber como proceder pode ajudar muito a simplificar o tratamento e a melhorar o prognóstico do dente ou dentes lesados. Tratando-se de um dente definitivo é importante não esquecer que se pretende que dure toda a vida e que dos cuidados imediatos poderá depender a sua longevidade.

Quedas, práticas desportivas, acidentes de viação, violência física, são algumas das causas deste tipo de traumas, sendo sempre a prevenção a melhor opção. Para os evitar aconselha-se a utilização, nas práticas desportivas em que pode haver contacto físico, de protectores bucais, confeccionados de forma individualizada por um médico dentista. Outros dos cuidados a ter passam por evitar a mastigação de alimentos muito duros, caso do gelo por exemplo, e nunca utilizar os dentes para “tarefas” que não são suas, tais como abrir embalagens ou garrafas, cortar linhas ou, ainda, descarnar fios, são algumas das formas de evitar e prevenir acidentes. Do mesmo modo, nos casos em que maus posicionamentos dentários podem contribuir para uma maior exposição a traumas, por exemplo dentes projectados, o tratamento ortodôntico precoce poderá ser indicado.

O traumatismo de um dente pode causar:
  • Fractura de parte da estrutura que o compõe, desde uma simples fissura no esmalte (tecido mais superficial do dente), a fracturas extensas com grande destruição da coroa, atingindo os tecidos internos do dente (polpa dentária), ou até fracturas ao nível da raiz;
  • avulsão, quando o dente sai por inteiro do seu lugar na boca;
  • alteração da coloração por necrose (“morte do nervo”);
  • ou, ainda, a deslocação do seu posicionamento.
Então, o que fazer no momento do acidente?

É importante que se identifique se o dente lesado é definitivo ou decíduo (de leite) e a primeira coisa a fazer é encontrar o fragmento ou dente. Tenha em atenção que deve segurá-lo pela coroa e evitar contacto com a raiz. 

Quando se trata de um dente definitivo avulsionado (ou seja, que saiu totalmente), deve lavá-lo com soro fisiológico (ou líquido para lentes de contacto, ou leite) e tentar recolocá-lo na posição original. Se isto não for possível aconselha-se a transportá-lo até ao médico dentista num copo com soro (ou leite), ou entre a bochecha e a gengiva. Nalguns casos é possível o médico reposicionar e preservar o dente.

Quando o dente que sofreu avulsão é decíduo (de leite) não deve ser tentada a sua reposição por se correr o risco de lesar o gérmen do dente definitivo, que deverá encontrar-se nessa zona. Deverá ser o médico a decidir o que fazer e a avaliar eventuais lesões no gérmen.

Quando apenas se solta um fragmento deve-se transportá-lo num copo com soro (ou leite) e levá-lo para o médico dentista. Por vezes é possível aderir esse fragmento ao dente e evitar tratamentos mais complicados, demorados e dispendiosos.

Para diagnosticar qual o tipo de traumatismo e a gravidade das lesões é importante uma criteriosa avaliação clínica com recurso a exames radiológicos ou, até, a observação com microscópio. Seja qual for o tipo de traumatismo aconselha-se a procurar um médico dentista o mais rápido possível, idealmente nos primeiros 30 minutos.

O tratamento dos traumatismos dentários é, por vezes, simples, podendo-se colar o fragmento ou refazê-lo em resina quando perdido. Todavia, noutros casos, poderá ser complexo, envolvendo desde a desvitalização à colocação de uma coroa, ou mesmo a extracção e colocação de implante para substituir o dente perdido.

Traumatismo Dentário - Corpo Clínico
Dr. Diogo Simas, Dra Sofia Flor Garcia e Dr José Gouveia

Cuide de si e da sua família, previna os traumatismos dentários, mas, quando acontecerem, conte com o serviço de Atendimento Permanente da Clínica Lambert. A nossa equipa de Medicina Dentária está disponível todos os dias da semana das 9 da manhã às 8 da noite, para proceder com uma correcta avaliação que permitirá devolver ao dente traumatizado a sua função e estética.

Conheça aqui todas as áreas de tratamento de Medicina Dentária disponíveis na Clínica Lambert.

Call Now Button