Dores de Costas? 6 hábitos para melhorar a sua postura

No dia 16 de outubro assinalou-se o Dia Mundial da Coluna. Estima-se que em Portugal mais de dois milhões de pessoas sejam afetadas por dores de Costas, sendo esta a segunda maior causa das visitas ao médico e a primeira causa de absentismo laboral.

Ainda que este tipo de dores localizadas, possam ser um indício de problemas mais graves, como hérnias discais, artroses nos discos da coluna, escolioses ou cifoses, as dores nas costas são provocadas, acima de tudo, por má postura e sedentarismo, e são passíveis de prevenção e diminuição dos sintomas de dor, através da alteração de alguns hábitos quotidianos.

A prevenção, desde cedo, é a melhor solução para uma coluna saudável e sem dores. Deixamos-lhe algumas sugestões, para que crie hábitos preventivos que deve introduzir na sua rotina diária, contribuindo para promover a saúde da sua coluna, e uma melhoria do seu bem estar.

1 – Alternar regularmente a sua posição

No seu local de trabalho, ou em casa, deverá tentar alternar a posição em que se encontra, no mínimo, a cada duas horas. Manter uma posição por um tempo superior ao referido, poderá desenvolver alterações estruturais, prejudiciais para a sua saúde. Assim, a cada duas horas, deve fazer uma pequena pausa e alterar a sua posição, de forma a aliviar o peso da coluna e a tensão acumulada na zona do pescoço.

2 – Descansar horas suficientes

Um adulto deverá descansar todos os dias, uma média de 6 a 8 horas. Um colchão adequado é também fundamental para ter um bom suporte, durante o sono, para as suas costas. Optar por não ter equipamentos eletrónicos no quarto é aconselhável, pois a radiação emitida por telemóveis, tablet, ou televisores, interfere com a sua capacidade em adormecer. Substitua os aparelhos eletrónicos por um livro. Ajudá-lo-á a relaxar e a desconectar do stress do dia-a-dia.

3 – Opte por uma vida ativa

A falta de atividade física, aumenta a probabilidade de doenças cardiovasculares e complicações musculoesqueléticas. O exercício, é também uma ótima ferramenta para promover a sua vida social. Se não tem oportunidade de frequentar um ginásio, aulas de pilates ou não tem tempo para uma corrida matinal, opte por fazer alguns exercícios de alongamentos ao despertar ou antes de dormir. São uma óptima maneira de começar o dia ou de se livrar do stress pós laboral.

4 – Escolha uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável, é uma excelente forma de manter um peso adequado e diminuir a sua dor. O excesso de peso, pressiona as suas articulações. A falta de tempo, é a inimiga contemporânea do equilíbrio alimentar, pelo que sugerimos a preparação de um menu semanal, no qual poderá controlar o tipo de produtos (e quantidade) que ingere, garantindo uma alimentação mais saudável.

5 – Atenção ao carregar pesos

O transporte de objetos pesados, deverá ter da sua parte, uma especial atenção. Sempre que necessitar de carregar algo pesado, deverá ter cautela com a forma como o levanta e a postura com que o transporta. De modo a não sobrecarregar a sua coluna, deve carregar os objectos pesados junto ao corpo, e sempre que possível de uma forma equilibrada, distribuindo o peso por ambos os lados do corpo. Evite também, sobrecarregar com objetos desnecessários a mala ou mochila que transporta diariamente com os seus pertences.

6 – Adopte uma postura correcta

A postura que adota, pode estar diretamente relacionada com algumas queixas das suas costas. Para prevenir essas queixas, tenha atenção à forma como permanece sentado e/ou realiza algumas atividades. Por exemplo, se trabalha sentado e em frente ao computador, deve certificar-se que os seus cotovelos estão assentes ao nível da mesa, que os seus joelhos estão ligeiramente mais elevados que o nível da sua anca e que o monitor se encontra ao nível dos olhos. Se o seu trabalho consiste em passar o dia de pé, não se esqueça de fletir os joelhos e dar alguns passos de cinquenta em cinquenta minutos. Nos seus momentos de pausa, aproveite para fazer alguns exercícios de alongamento da coluna vertebral.

Em caso de dor persistente, não hesite em visitar-nos. Marque já a sua consulta da coluna com o nosso especialista  de Ortopedia, Dr. Nuno Coutinho.

Call Now Button